Qual foi a atitude tomada pelos republicanos, logo após a Proclamação da República? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Consequências da Proclamação da República
fim do Segundo Reinado; extinção do Poder Moderador; separação entre Estado e Igreja, garantindo liberdade religiosa; maior autonomia para as províncias, que, depois do 15 de novembro de 1889, transformaram-se em estados.
Explicação:
Resposta:
Separaram a igreja do estado para garantir liberdade religiosa, deram maior autonomia para as províncias. Também extinguiram o poder moderador, apagaram os símbolos e instituições com vinculo à monarquia, e a grande naturalização dos imigrantes que estavam no Brasil nessa época.
Explicação:
Foi feito um governo provisório para essa transição de Monarquia para República.
Sendo a primeira grande preocupação era a de apagar os símbolos e as instituições vinculados à monarquia. Sendo assim, instituições monárquicas, como o Gabinete Ministerial e o Conselho de Estado, foram abolidas, e os topônimos (nomes de lugares públicos) que tinham associação com a monarquia foram substituídos.
O novo regime também aboliu a Constituição de 1824, e os cargos administrativos foram ocupados por republicanos de diversas tendências. A ideia era claramente excluir a monarquia do imaginário da população e enfraquecê-la politicamente, uma vez que monarquistas não gozariam de nenhum envolvimento político com o novo regime.
Outras mudanças que aconteceram ao longo dos 15 meses do governo provisório foram a separação dos assuntos de Estado e da Igreja e a Grande Naturalização, a naturalização de todos os imigrantes que estavam no Brasil na época. Essa determinação foi instituída após o decreto nº 58-A, de 14 de dezembro de 1889.