História, perguntado por nandotocha2014pdubp2, 11 meses atrás

Qual foi a atitude do governo diante desse movimento popular?
Revolta da vacina

Soluções para a tarefa

Respondido por gracieleoliveira098
3

Resposta:

A campanha de vacinação obrigatória foi colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta nas pessoas. Essa recusa em ser vacinado acontecia, pois, grande parte das pessoas não conhecia o que era uma vacina e tinham medo de seus efeitos.

As revoltas populares aumentavam a cada dia, impulsionada também pela crise econômica (desemprego, inflação e alto custo de vida). Outro fato, que colaborou para o aumento dos protestos de rua, foi a reforma urbana, que retirou a população pobre do centro da cidade, derrubando vários cortiços e outros tipos de habitações mais simples.

As manifestações populares e conflitos espalharam-se pelas ruas da capital brasileira. Populares destruíram bondes, apedrejaram prédios públicos e espalharam a desordem pela cidade. Em 16 de novembro de 1904, o presidente Rodrigues Alves revogou a lei da vacinação obrigatória; colocando nas ruas o exército, a marinha e a polícia, para acabar com os tumultos. Em poucos dias, a cidade voltava a calma e a ordem.

Perguntas interessantes