Geografia, perguntado por lpcobracom, 1 ano atrás

qual foi a ação de teseu após erguer a pedra

Soluções para a tarefa

Respondido por answerofloveS2
5

Egeu era Rei de Atenas e não tinha descendentes, mas tinha 50 sobrinhos, os palântidas, filhos de seu irmão Palas que esperavam pacientemente sua morte para dividir a Ática entre si. Egeu foi consultar um oráculo que o aconselhou: "Não desate a boca do odre antes de atingir o ponto mais alto da cidade de Atenas". Não conseguindo decifrar o oráculo, resolveu voltar para seu reino.

No caminho para Atenas fez uma parada em Trezena onde reinava Piteu, filho de Pélops, conhecido como um grande sábio e dotado de poderes divinatórios. Egeu contou a profecia ao amigo, afirmando que nada entendera, mas Piteu de imediato compreendeu seu significado. Piteu tinha uma bela filha, Etra e, depois de embebedar Egeu com vinho, fez a moça se unir a Egeu.

Etra ficou grávida porém, antes de conhecer o filho, Egeu teve de voltar a Atenas pois a situação estava instável devido à ambição dos sobrinhos. Por esse motivo, Egeu pediu a Etra que, se ela desse à luz um menino, só revelasse ao filho quem era seu pai quando ele tivesse forças para pegar a espada e as sandálias que estava deixando escondido sob uma enorme pedra. Depois disso, o filho deveria ir em segredo até Atenas portando a espada de seu pai e calçando suas sandálias, pois os ambiciosos palântidas eram capazes de matá-lo, mas Egeu o reconheceria.

Nasceu um menino que foi chamado de Teseu que cresceu vigoroso e forte como um herói. Aos dezesseis anos seu vigor físico era tão impressionante que Etra decidiu contar-lhe quem era o pai e o que se esperava dele. Teseu ergueu a enorme pedra, recuperou a espada e as sandálias do pai e dirigiu-se para Atenas. Quando Teseu chegou em Atenas já era conhecido pelos seus feitos, mas o Rei Egeu não sabia que ele era seu filho.
Perguntas interessantes