Ed. Física, perguntado por kayllanestephany88, 10 meses atrás

qual fator foi importante segundo a psicologia ao incentivo ao futebol feminino?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jucaalex
0

Resposta:

Introdução

   A hegemonia do futebol enquanto prática desportiva no Brasil é apontada por diversos autores, jornalistas e cronistas brasileiros, sendo considerado uma paixão nacional (KNIJNIK, 2006; GOELLNER, 2005a, 2006; SALLES et al, 1996).

   Em pesquisa realizada com o intuito de verificar as mudanças na visibilidade das mulheres atletas na mídia esportiva no Brasil, constatou-se que mais de 70% das matérias do caderno de esportes do jornal “O Globo”, abordavam o futebol (DEVIDE et al, 2008). Esta porcentagem se referia ainda à prática por atletas do sexo masculino.

   O futebol feminino no país é recente, pois através do Decreto lei 3199, publicado inicialmente em 1941 pelo CND,1 proibia-se a prática de esportes que não fossem adequados à natureza feminina. Tal decreto foi regulamentado em 1965, através da deliberação número 7, que estabelecia regras para a participação das mulheres no esporte, proibindo a prática de várias modalidades (DEVIDE, 2003). Só em meados da década de 1980 o CND concedeu o direito à prática de diversas modalidades esportivas pelas mulheres, incluindo o futebol (CASTELLANI, 1991).

   Existe um incentivo por parte da CBF2 ao futebol feminino, mas se comparado com o incentivo à modalidade masculina, nota-se uma discrepância quanto a sua divulgação e suporte técnico, além do número de competições, visibilidade na mídia, salários, entre outros aspectos relevantes. Porém, mesmo com tímidos incentivos, o futebol feminino tem obtido bons resultados a nível internacional (SOUZA, DARIDO, 2002; GOELLNER, 2006).

   A participação das mulheres no futebol é cercada por preconceitos sócio-culturais. A vivência nesta modalidade esportiva nos despertou o interesse de pesquisar os aspectos que dificultam o desenvolvimento desta prática esportiva por mulheres em no Brasil.

   Neste sentido, este estudo teve como problema responder à questão: Como se deu a inserção e a permanência das mulheres no futebol no cenário esportivo brasileiro? O objetivo geral foi analisar, sob a ótica de gênero, como ocorreu a inserção e a participação das mulheres no futebol brasileiro.

   Algumas questões a investigar foram elaboradas para orientar a pesquisa, a saber:  

Perguntas interessantes