História, perguntado por manu5410, 7 meses atrás

Qual fato serviu de Estopim para a primeira guerra mundial?explique ​


DarkDuck: Sarajevo, 28 de junho de 1914: um atentado torna-se o estopim da Grande Guerra. O herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa, Sofia, a duquesa de Hohenberg, por um jovem nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, integrante do grupo separatista Mão Negra.
manu5410: Obrigada
DarkDuck: Por nada!

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Sarajevo, 28 de junho de 1914, o herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa, Sofia, a duquesa de Hohenberg, por um jovem nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, integrante do grupo separatista Mão Negra. Gerou uma crise entre a Áustria-Hungria e a Sérvia, que culminou com a entrega de um ultimato à esta última, em 23 de julho de 1914.

Dois dias depois, a Sérvia respondeu ao ultimato, recusando a oferta de colaboração de oficiais austríacos para suprimir os movimentos subversivos e para investigar o crime. A resposta sérvia desencadeou o rompimento das relações diplomáticas entre as duas nações e, em 28 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia.

No dia seguinte, a Rússia mobilizou seus exércitos em apoio à Sérvia, o que gerou, por sua vez, uma resposta da Alemanha, em favor da Áustria-Hungria. Em decorrência do sistema de alianças já mencionado, acabou se configurando um quadro de guerra geral.

O atentado acabou por se tornar o estopim, dando início a Grande Guerra.

Perguntas interessantes