Qual evento histórico francês teve grande importância no período neoclássico? Opções de pergunta 8: A Revolução Francesa. Ocupação alemã de Paris na II Guerra Mundial. Revolução de 1930. Mudança de capital e reinado de Pepino e Carlos Magno. Primeiro Reinado
Soluções para a tarefa
HISTÓRIA
Na Antiguidade, tribos de celtas e outros povos viviam na região onde hoje é a França e que os romanos chamavam de Gália. Os exércitos romanos invadiram-na por volta de 200 a.C. Júlio César conquistou toda a região entre 58 e 51 a.C. A Gália prosperou sob o domínio romano durante centenas de anos, apesar das invasões bárbaras nos séc. III e IV d.C.
As fronteiras do Império Romano do Ocidente começaram a ser invadidas no séc.V. Tribos germânicas vindas do leste atravessaram o rio Reno e entraram na Gália. Clóvis, rei dos francos sálios, derrotou o governador romano da Gália em 482. Ele fundou a dinastia dos merovíngios e adotou o cristianismo.
O filho de Pepino, Carlos Magno, foi um dos mais poderosos conquistadores de todos os tempos. Depois que Carlos Magno se tornou rei dos francos, empenhou-se em mais de 50 campanhas militares e estendeu seu reino muito além das atuais fronteiras da França. Em 800, Carlos Magno foi coroado imperador dos romanos pelo Papa Leão III. Morreu em 814, e seus três netos posteriormente lutaram entre si pelo domínio de seu vasto império. Eles dividiram-no em três reinos, em 843. Pelo Tratado de Verdun, um dos netos, Carlos, o Calvo, recebeu a maior parte do território que atualmente compõe a França.
Os reis capetos foram gradualmente acrescentando mais territórios às suas propriedades. Filipe II foi o primeiro grande rei capeto. Depois de subir ao trono em 1180, ele mais do que duplicou os domínios reais, aumentando seu controle sobre os nobres. Filipe IV revoltou-se contra a autoridade papal. Impôs tributos aos religiosos, prendeu um bispo e até mesmo o Papa Bonifácio VIII. Em 1305, graças à influência de Filipe, um arcebispo francês foi eleito papa sob o nome de Clemente V. Em 1309, ele transferiu a corte papal de Roma para Avignon, onde permaneceu até 1377.
O último rei capeto, Carlos IV, morreu em 1328, sem deixar herdeiro do sexo masculino. Um primo assumiu o trono como Filipe VI, dando início à dinastia dos Valois. O rei Eduardo III, da Inglaterra, sobrinho de Carlos, também reivindicou o trono francês. Em 1337, Eduardo desembarcou com um exército na Normandia. Essa invasão marcou o início de uma série de guerras entre a França e a Inglaterra, conhecida como a Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Os ingleses venceram a maioria das batalhas.
No começo do séc. XVI, um movimento religioso chamado Reforma criou o protestantismo na Europa. Muitos franceses aderiram à religião. Eles seguiam os ensinamentos de João Calvino e eram chamados de huguenotes. Após 1540, o governo passou a persegui-los severamente, enquanto cresciam em número e em força política. No final do séc. XVI, os católicos franceses e os huguenotes defrontaram-se numa série de guerras civis que duraram mais de 30 anos.
O grande poder dos reis franceses e de seus ministros cresceu firmemente do séc. XVI ao séc. XVIII. Luís XIV foi o melhor exemplo de rei absolutista da França: acumulou as funções de rei e de primeiro-ministro e tentou ser o supremo soberano da Europa. No entanto, foi impedido pelas alianças militares que envolviam a Inglaterra, a Espanha, o Sacro Império Romano e outras nações.
Em fins do séc. XVIII, um grande descontentamento varria a França, atingindo o povo, a classe média e os nobres. O governo estava falido, e Luís XVI era muito fraco para controlar a situação. Em 1789, a insatisfação popular culminou com a Revolução Francesa, que durou dez anos. Em 1792, a Primeira República Francesa foi constituída.
Durante a Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte alcançou uma série de promoções nas fileiras do Exército. Tornou-se general em 1794, e seu poder cresceu rapidamente. Em 1799, derrubou o governo revolucionário francês e assumiu o governo da França. Governou até 1814, e novamente em 1815, por cerca de três meses, até sua derrota final em Waterloo.
A dinastia Bourbon voltou ao poder quando Luís XVIII subiu ao trono, em 1814. Napoleão novamente tomou o poder em 1815, mas perdeu-o para Luís XVIII nesse mesmo ano. Carlos X sucedeu a Luís XVIII, e tentou restaurar o absolutismo dos antigos reis. Ele foi deposto na Revolução de 1830. Os revolucionários colocaram Luís Filipe no trono. A França teve paz e prosperidade durante o reinado de Luís Filipe, apesar do descontentamento das classes mais pobres, pois somente os ricos podiam votar ou ocupar cargos públicos. A Revolução de 1848 derrubou o governo e instaurou a Segunda República.
O texto era muito grande tentei da uma resumida