Qual estrutura do raciocínio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O raciocínio lógico é uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes. Isso porque ele é frequentemente associado a cálculos. Mas, você sabia que esse tema tem origem filosófica? Com o desenvolvimento das várias áreas de conhecimento, a lógica passou a ser utilizada em questões relacionadas à existência humana.
A noção de lógica está ligado a duas vertentes: o uso de raciocínio na execução atividades e o estudo filosófico do raciocínio válido. O primeiro trabalho sobre esse tema foi realizado por Aristóteles, dando origem a lógica aristotélica.
Já o termo raciocínio é caracterizado como uma operação lógica discursiva e mental, a qual é necessária para organizar dados (imagens, palavras ou números) através do uso de premissas a fim de alcançar uma conclusão.
A lógica aristotélica
Segundo Aristóteles, a lógica não é uma ciência e sim o Organon (instrumento) correto para pensar. Através do silogismo (ponto central da logística Aristotélica), é possível fazer inferências a partir de premissas.
O silogismo, por sua vez, apresenta caráter dedutivo e é composto por três proposições: premissa maior (P), premissa menor (p) e conclusão (c), que relacionam-se com outros três termos:
• Termo menor: surge na premissa menor e é o sujeito da conclusão;
• Termo médio: surge em ambas as premissas como ligação, mas não aparece na conclusão;
• Termo maior: surge na premissa maior e é o predicado da conclusão.
Métodos de raciocínio lógico
Explicação: