Ed. Física, perguntado por kemellysantos27, 5 meses atrás

Qual estado brasileiro foi berço de toda essa cultura das danças de salão em nosso país?​

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Respondido por al18823
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  A Dança de Salão se estabeleceu entre as Danças de Baile de forma mais relevante durante o século XIX (Zamoner, 2013a). Assim, o entendimento sobre as Danças de Baile do século XIX, ao longo do território brasileiro, é relevante como fundamento necessário para o conhecimento sistematizado da História da Dança de Salão no Brasil.

   A literatura já produzida, que aborda a Dança de Salão no Paraná, não disponibiliza muitas informações sobre o século XIX.

   Pastre (2005) discorre sobre o lazer na formação da sociedade curitibana, informando sobre uma vida cultural intensa na cidade que cultivava hábitos relacionados a música, ao teatro e a dança. Para o autor, existiam vários ambientes destinados a estes fins, como teatros, parques, clubes e sociedades. Ao final do século havia ainda o cinematógrafo, exibido inicialmente nos teatros. Cita o autor ainda, que as bandas militares eram uma diversão vespertina e a dança é registrada como uma “animação sadia” nas noites dos salões, como os cafés-concerto, a exemplo do Parisiense e Tigre Royal. Os piqueniques em parques das cervejarias, no Jardim Botânico e no Passeio Público, foram citados também como diversão familiar dos finais de semana. O autor destaca enfaticamente que o lazer curitibano tinha de forma privilegiada a existência dos clubes, que, segundo o autor, eram criados até em função da tendência a formação de associações, característica da imigração alemã.

   Para Vechia (2002) os imigrantes que se estabeleceram em Curitiba procuraram recriar suas tradições na nova terra, transmitindo as gerações seguintes seu modo de vida. Conforme a autora, suas instituições desempenharam o papel de participação na formação de seus membros, transmitindo e preservando traços culturais do local de origem. Neste cenário descrito pela autora, os bailes ocupavam “lugar preponderante entre os alemães”. Também havia alguma tendência a adotar aspectos do modelo cultural seguido pela corte. A autora cita que as sociedades alemãs que tiveram sua fundação no século XIX, em Curitiba, desempenharam um papel destacado como transmissoras e preservadoras da herança cultural da etnia alemã.

   Freitas (2009) registra que a imigração alemã, polonesa e italiana foi intensa no século XIX, sendo que a economia do Paraná baseava-se na pecuária, produção de erva mate e café. Para a autora, a partir de 1853 houve uma dinamização da cidade de Curitiba, escolhida como sede da Província, intensificando-se a vida social com a fundação de sociedades para bailes, saraus e de um primeiro teatro em 1855. Segue a autora informando que entre as manifestações culturais estava a dança pela prática de valsas, xotes, batuques e fandangos.

   Zamoner (2013b) mostra que documentos produzidos no século XIX, como jornais, revistas, livros e outros, disponibilizados em meio digital, permitem que sociedades de diferentes épocas e localidades sejam conhecidas tendo suas características identificadas, a exemplo das práticas de Danças de Baile.

   Durante o século XIX houve produção de periódicos, no Paraná, que têm sido disponibilizados para consulta eletrônica pela Hemeroteca Digital Brasileira. Segundo Mizuta (2012), o primeiro periódico a circular na Província do Paraná foi o jornal “O Dezenove de Dezembro”, assim nomeado em virtude da data em que a Província foi levada a termo, deixando de ser comarca de São Paulo. Informa a autora que no ano de 1853 a Lei número 704 de 29 de agosto foi sancionada determinando a criação da Província de forma oficial e em 19 de dezembro do mesmo ano chega, para instalar e organizar a Província, Zacarias de Goes e Vasconcelos, primeiro presidente. Conforme a autora, a circulação deste jornal iniciou-se em abril de 1854.


kemellysantos27: obrigada
al18823: denada
al18823: to aqui pra ajudar
kemellysantos27: rsrsrs
Respondido por andrehenriquenascime
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Resposta:

Explicação:

A Dança de Salão se estabeleceu entre as Danças de Baile de forma mais relevante durante o século XIX (Zamoner, 2013a). Assim, o entendimento sobre as Danças de Baile do século XIX, ao longo do território brasileiro, é relevante como fundamento necessário para o conhecimento sistematizado da História da Dança de Salão no Brasil.

  A literatura já produzida, que aborda a Dança de Salão no Paraná, não disponibiliza muitas informações sobre o século XIX.

  Pastre (2005) discorre sobre o lazer na formação da sociedade curitibana, informando sobre uma vida cultural intensa na cidade que cultivava hábitos relacionados a música, ao teatro e a dança. Para o autor, existiam vários ambientes destinados a estes fins, como teatros, parques, clubes e sociedades. Ao final do século havia ainda o cinematógrafo, exibido inicialmente nos teatros. Cita o autor ainda, que as bandas militares eram uma diversão vespertina e a dança é registrada como uma “animação sadia” nas noites dos salões, como os cafés-concerto, a exemplo do Parisiense e Tigre Royal. Os piqueniques em parques das cervejarias, no Jardim Botânico e no Passeio Público, foram citados também como diversão familiar dos finais de semana. O autor destaca enfaticamente que o lazer curitibano tinha de forma privilegiada a existência dos clubes, que, segundo o autor, eram criados até em função da tendência a formação de associações, característica da imigração alemã.

  Para Vechia (2002) os imigrantes que se estabeleceram em Curitiba procuraram recriar suas tradições na nova terra, transmitindo as gerações seguintes seu modo de vida. Conforme a autora, suas instituições desempenharam o papel de participação na formação de seus membros, transmitindo e preservando traços culturais do local de origem. Neste cenário descrito pela autora, os bailes ocupavam “lugar preponderante entre os alemães”. Também havia alguma tendência a adotar aspectos do modelo cultural seguido pela corte. A autora cita que as sociedades alemãs que tiveram sua fundação no século XIX, em Curitiba, desempenharam um papel destacado como transmissoras e preservadoras da herança cultural da etnia alemã.

  Freitas (2009) registra que a imigração alemã, polonesa e italiana foi intensa no século XIX, sendo que a economia do Paraná baseava-se na pecuária, produção de erva mate e café. Para a autora, a partir de 1853 houve uma dinamização da cidade de Curitiba, escolhida como sede da Província, intensificando-se a vida social com a fundação de sociedades para bailes, saraus e de um primeiro teatro em 1855. Segue a autora informando que entre as manifestações culturais estava a dança pela prática de valsas, xotes, batuques e fandangos.

  Zamoner (2013b) mostra que documentos produzidos no século XIX, como jornais, revistas, livros e outros, disponibilizados em meio digital, permitem que sociedades de diferentes épocas e localidades sejam conhecidas tendo suas características identificadas, a exemplo das práticas de Danças de Baile.

  Durante o século XIX houve produção de periódicos, no Paraná, que têm sido disponibilizados para consulta eletrônica pela Hemeroteca Digital Brasileira. Segundo Mizuta (2012), o primeiro periódico a circular na Província do Paraná foi o jornal “O Dezenove de Dezembro”, assim nomeado em virtude da data em que a Província foi levada a termo, deixando de ser comarca de São Paulo. Informa a autora que no ano de 1853 a Lei número 704 de 29 de agosto foi sancionada determinando a criação da Província de forma oficial e em 19 de dezembro do mesmo ano chega, para instalar e organizar a Província, Zacarias de Goes e Vasconcelos, primeiro presidente. Conforme a autora, a circulação deste jornal iniciou-se em abril de 1854.

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