História, perguntado por luninhacosta45, 1 ano atrás

Qual era o significado do sagriicio para o povos incas

Soluções para a tarefa

Respondido por Elaine2851
13
boa tarde luninhacosta45!

Os sacrifícios eram a principal parte dos cultos e na época das grandes festas, eram feitas oferendas não somente ao Deus Sol, mas também a outras  divindades, afim de manter a benevolência para com seus seguidores.

A maioria dos sacrifícios eram dellamas, cuys, roupas, ouro, prata, frutas e chicha, mas ao longo da história peruana houveram muitos sacrifícios humanos, pois se encontraram evidências disso em escavações arqueológicas e nos relatos dos cronistas. Há quem diga que essa prática foi mais freqüente ao norte do país e que na época dos Incas, os sacrifícios humanos diminuíram.
Os sacrifícios humanos tinham uma grande importância e para isso, escolhia-se um grupo especial de pessoas e entre os mais importantes estavam os guerreiros, os gêmeos, os que nasciam de pés, os que nasciam com o cabelo crespo, os albinos, os leporinos e as pessoas que nasciam no período das grandes festas, pois se diziam ser filhos dos deuses, já que muitas mulheres ficavam grávidas depois de tais festas e sem saber de quem. Não obrigatoriamente essas pessoas eram utilizadas para isso, mas se convertiam em sacerdotes ou eram escolhidas para outras funções especiais[2].

Alguns investigadores dizem que para esse sacrifício eram selecionadas crianças de 8 a 10 anos, que eram levadas por suas mães até Cuzco e pelocuraca do ayllu. Quando chegavam, se reuniam na maior praça todas as pessoas que vinham para a grande festa, trazendo consigo diversas oferendas. As coisas materiais, em geral, eram incineradas e o ouro e a prata colocado perto dos deuses, mas os animais eram sacrificados cortando-os de um dos lados e retirando-lhes o coração ainda pulsando para assim poder profetizar. 

As crianças que chegavam acompanhadas pelas suas mães comiam, bebiam até ficarem embriagados e logo enchiam-lhes a boca de coca e cortavam-lhes o peito, para retirar-lhes o coração palpitante que ofereciam aos deuses e com o sangue untavam as imagens de seus ídolos. Depois de todo o cerimonial, o Inca entregava o resto das oferendas aos sacerdotes regionais, que as levavam e prosseguiam os rituais em seus próprios povoados. Dessa forma, o Inca conseguia boas relações com os chefes das demais etnias pertencentes ao Império Inca.

Maria Rostworowski nos conta que os sacrifícios eram feitos com crianças de 4 a 12 anos, quando o Inca recebia a mascapaicha, ou coroa real. Eram escolhidas umas 200 crianças e de dois em dois, homem e mulher, eram enterrados vivos como oferenda ao Deus Sol, à Lua, à Terra etc. Também sacrificavam virgens, enterrando-as vivas[3].

O historiador Lorenzo Huertas afirma que as Virgens do Sol também foram submetidas a um tipo de sacrifício raro. Quando os deuses estavam muito zangados com o povo, eram desvirginadas mais de 20 mulheres por um só homem e com o sangue resultante desse ato, se untavam os deuses com a intenção de acalmá-los[4].

espero ter ajudado você!
Respondido por gracaleal
3

Resposta:

10.Lewis Henry Morgan (1818-1881) procurou sistematizar a evolução das sociedades humanas através da tríade "selvageria, barbárie, civilização". Quer dizer, apesar de povos com histórias diferentes, a "raça" humana seria uma só. Com relação a essa ideia de Morgan, assinale a alternativa CORRETA que apresenta como ela foi construída:

Perguntas interessantes