Qual era o privilégio do clero e da nobreza?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O clero era um dos estados que mais possuía privilégios.O chamado Primeiro Estado não era obrigado a pagar impostos diretos ordinários, além de não depender materialmente nem do Estado e nem dos fiéis, uma vez que recebia o dízimo de todos os produtos da terra. Além disso, o clero também possuía o monopólio do ensino e da assistência e participava da censura de tudo aquilo que se imprimia legalmente.
O Segundo Estado, também conhecido como a nobreza, gozava de privilégios como o porte de espada (privilégios honoríficos), a isenção de impostos (como a talha), a isenção da obrigação da corveia nas estradas (dias de trabalho gratuito que os servos deviam ao seu senhor) e o alojamento de soldados.
Explicação:
Na noite de 4 de agosto de 1789 a Assembleia Constituinte reuniu-se para as discussões sobre o que estaria previsto na Constituição, diante da insatisfação social que implodia na França naquele período, propôs-se a renúncia dos direitos e privilégios feudais dos indivíduos e das ordens e, em um completo consenso, foi abolido o feudalismo da França.