História, perguntado por wesley1829, 10 meses atrás

qual era o principal ativista da era do "terror"​

Soluções para a tarefa

Respondido por emanueldaanunciacao
14

Resposta:

Na Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Período dos Jacobinos, foi um período compreendido entre 5 de setembro de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos que foi um precursor da ideia de um Terrorismo de Estado nos séculos posteriores).[1] Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pela facção da Montanha dentro do partido jacobino, perseguiu e assassinou seus adversários, (entre 17.000 e 40.000 pessoas foram guilhotinadas.) O Terror durou aproximadamente um ano, de meados de 1793 a meados de 1794. O número oficial de execuções foi de 16.594, na qual 2639 ocorreram apenas em Paris. Apesar disso, há um consenso de que o número é muito maior devido à mortes na prisão.

O que inicialmente era uma perseguição velada aos girondinos tornou-se uma perseguição geral a todos os "inimigos" da Revolução, inclusive alguns elementos jacobinos ou que sempre haviam apoiado a mesma, como Danton.[2] O Comitê de Salvação Pública era o órgão que conduzia a política do terror; sua figura de maior destaque foi Robespierre. Após a instituição da Convenção, o governo, precisando do apoio das massas populares (os sans-culottes) promulgou diversas leis de assistência e garantia dos direitos humanos estabelecidos pela revolução (liberdade, igualdade, fraternidade). Houve certa resistência contra essas leis, que se somava à pressão externa contra a França.

O Terror terminou com o golpe de Termidor (27/28 de julho de 1794), que desalojou Robespierre do cargo de presidente do Comitê de Salvação Pública e no dia seguinte, Robespierre e Saint-Just e mais de uma centena de jacobinos foram executados na guilhotina.

Entre junho de 1793 e julho de 1794, cerca de 16 594 pessoas foram executadas durante o Reinado de Terror na França, sendo 2 639 mortes só em Paris.

Após o fim do período do terror, a revolução francesa assumiu definitivamente um caráter burguês, com o poder nas mãos do Diretório (alta Burguesia).

Respondido por eduardospagnolo
1

O principal ativista da era do "Terror", fase da Revolução Francesa marcada por ser a mais radical, era o líder jacobino Maximilien Robespierre.

Era do Terror e Robespierre

A era do "Terror" foi marcada por ser a fase mais radical da revolução, onde os ditos inimigos dela eram caçados e guilhotinados, como exemplo da rainha Maria Antonieta.

Essa época foi governada pelos jacobinos que acreditavam na revolução mais radical, onde o líder que mais se destacou nesse período foi Maximilien Robespierre.

O líder jacobino até depôs um de seus companheiros do "Comitê da Salvação Pública", por acreditar que ele era muito "moderado". Segundo Robespierre, essas medidas eram necessárias para trazer paz para Paris e para proteger a revolução de ameaças tanto internar quanto externas.

Saiba mais sobre "Era do Terror e Robespierre" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/102972

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes