História, perguntado por diogo158, 1 ano atrás

qual era o plano de fundo antes da primeira guerra mundial ??

Soluções para a tarefa

Respondido por limacolps
1

Como resultado da união alemã e o crescente nacionalismo alemão, assim como devido a várias outras causas, a Alemanha, como disse o Kaiser Guilherme II começou a trilhar um novo caminho para conseguir seu lugar ao sol. Após 1871, o comércio e a indústria alemãs cresceram vigorosamente ameaçando e em algumas áreas até superando a Grã Bretanha, até então a mais importante nação industrial da Europa.

Uma rivalidade multifacetada se desenvolveu entre Alemanha e Grã Bretanha, ficando mais intensa quando Guilherme II, algumas vezes bastante belicoso, assumiu o poder e começou a preparar uma marinha forte com navios oceânicos. Buscando equilibrar o crescimento do poder alemão, a Grã Bretanha e a França começaram a se aproximar diplomaticamente no início do século 20.

O possível perigo de estar rodeado por nações hostis, começou a brotar na cabeça dos líderes da Alemanha. Todos esses fatores juntos, formaram o pavio que iria inflamar a eclosão da guerra em 1914. É interessante notar, no entanto, que todas as famílias governantes da Europa estavam ligadas de alguma maneira por parentescos.Isso fez com que muitos europeus sentissem que foram arrastados para uma briga familiar e que tinham que suportar aquilo.

A Primeira Guerra Mundial é um dos acontecimentos mais contestados na história; a complexidade e o número de causas teóricas são o maior motivo da confusão. Uma das principais razões dessa complexidade, é o longo período de incubação das tensões pré guerra, começando com a unificação da Alemanha por Bismarck e crescendo daí em diante.

Não há dúvida que a política externa equivocada da Alemanha contribuiu para a eclosão da guerra, mas em que extensão ela contribuiu é assunto de discussões. Alguns historiadores sugerem que a Alemanha desejava a guerra e preparou sua eclosão e outros até sugerem que a Alemanha se sentiu obrigada a se engajar na guerra naquele momento.

De qualquer maneira, há opiniões de que a guerra aconteceu devido aos líderes fracos da época, outras acham que a guerra eclodiu por acaso – que a Europa foi levada à guerra devido às tensões causadas pelo sistema de alianças.

Triplice Entente - França, Russia e Grã Bretanha


Finalmente, alguns historiadores argumentam que a 1ª Guerra Mundial foi o ápice dos desenvolvimentos históricos na Europa. Esse argumento se baseia em que a guerra era inevitável entre a Áustria e a Sérvia, que a expansão imperial da Russia era também algo que provocava a guerra e que os franceses ainda estavam furiosos pela perda da Alsácia-Lorena na guerra franco-prussiana.

Havia um surto geral de nacionalismo na Europa, que também teve um papel de destaque no inicio do conflito. A guerra se tornou inevitável quando o imperador austro-húngaro Franz Joseph mandou uma carta ao Kaiser alemão Guilherme II, pedindo colaboração da Alemanha contra a Sérvia. Theobald von Bethmann-Hollweg, o chanceler do Kaiser Guilherme II, telegrafou de volta garantindo que a Áustria-Hungria teria o apoio da Alemanha em qualquer ação que se fizesse necessária contra a Sérvia

Perguntas interessantes