Qual era o papel da educação e das escolas na manutenção do poder e da ideologia nazistas na Alemanha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na Alemanha nazista foram criadas três tipos de escolas para o aperfeiçoamento dos melhores estudantes no nazismo:
As Escolas Adolf Hitler, sob a direção da Juventude Hitlerista, recebiam os jovens mais promissores da Jungvolk com doze anos, onde ficavam seis anos sob disciplina espartana e preparação intensiva para participarem do partido nazista e dos serviços públicos. Após formados eram escolhidos para uma universidade. Havia dez Escolas Adolf Hitler, fundadas depois de 1937, a principal era a Akademie de Brunswick.
O Instituto Nacional de Educação Política, sob a direção da SS, que fornece os diretores e a maioria dos professores, seu objetivo é restabelecer a educação ministrada nas antigas escolas militares da Prússia, juntamente com os ensinos da ideologia nazista. Já existiam 31 dessas escolas antes da Segunda Guerra Mundial, das quais, 3 eram para mulheres.
Os Castelos da Ordem (Ordens-burgen) sob a direção do partido nazista, era a escola em que era preparada a elite nazista, feita nos castelos dos cavaleiros das Ordens Teutônicas dos séculos XIV e XV. Os Castelos da Ordem originais foram baseados no princípio de obediência absoluta ao Mestre, a Ordensmeister, e dedicada à conquista alemã das terras eslavas do Oriente e a escravização dos nativos. Os Castelos da Ordem nazistas possuíam disciplina e propósitos similares. Exclusivamente os jovens nazistas mais fanáticos eram escolhidos, em geral os alunos mais graduados das Escolas Adolf Hitler e dos Institutos Políticos. Havia quatro castelos e os estudantes passavam sucessivamente por eles. O primeiro dos seis anos era empregado numa especialização das "ciências raciais" e de outros aspectos do nazismo. Acentuava-se o treinamento da mente e da disciplina, sendo a preparação física secundária. O segundo ano do Castelo era o inverso, vindo primeiramente o atletismo e os esportes, incluindo subida de montanhas e salto de pára-quedas. O terceiro Castelo, onde os estudantes passavam aproximadamente um ano e meio, proporcionava a instrução política e militar. Finalmente ficavam em torno de um ano e meio no quarto Castelo, de Marienburg, na Prússia Oriental, o Castelo da Ordem que fora uma fortaleza dos antigos Cavaleiros Teutônicos no século XV perto da fronteira polonesa, lá recebiam preparação política e militar concentrada no Lebensraum, a necessidade da Alemanha expandir-se por terras eslavas, uma excelente preparação para os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
Espero ter ajudado!