qual era o método de explicação de Sócrates no dialogo amigável e parteiro de alma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
maiêutica
Explicação:
A mãe de Sócrates era parteira e parteira daquela época não só ajudava no parto, mais, acompanhava a gestante durante a gestação.
Sendo assim, Sócrates associou o trabalho de parto ao momento em que seus alunos também chegavam ao conhecimento, acreditava-se que o conhecimento era algo que já existia dentro de cada um e era papel do filósofo ajudar seus alunos a dar a luz tal conhecimento.
O método de explicação de Sócrates no dialogo amigável e parteiro de alma é a maiêutica.
Para Sócrates, o objeto da ciência não é o sensível, o particular, o indivíduo que passa, mas é o inteligível, o conceito que se exprime pela definição. Este conceito ou ideia geral obtém-se por um processo dialético por ele chamado indução e que consiste em comparar vários indivíduos da mesma espécie, eliminar-lhes as diferenças individuais, as qualidades mutáveis e reter o elemento comum, estável, permanente, a natureza, a essência da coisa.
Sócrates adotava sempre o diálogo, que revestia uma dupla forma, conforme se tratava de um adversário a refutar ou de um discípulo a instruir.
No primeiro caso, assumia humildemente a atitude de quem aprende e ia multiplicando as perguntas até colher o adversário presunçoso em evidente contradição e constrangê-lo à confissão humilhante de sua ignorância. É a ironia socrática.
No segundo caso, tratando-se de um discípulo, sendo muitas vezes o próprio adversário vencido, multiplicava ainda as perguntas, dirigindo-as agora para obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito, uma definição geral do objeto em questão. A este processo pedagógico, em memória da profissão materna, denominava ele maiêutica, que facilitava a parturição das ideias.
Bons estudos!