História, perguntado por corama, 10 meses atrás

Qual era o interesse dos indígenas nessa atividade? E dos portugueses?


ThisFuckingDoggo: Que atividades?
CarolineMoreira05: faltou o contxto :/
bladecarlosreis: vdd

Soluções para a tarefa

Respondido por viihtask
3

Resposta:

Conciliar os interesses de indígenas e de produtores rurais para pôr fim à disputa por terras será um dos desafios a serem enfrentados pelo próximo governante. Ele terá de encontrar meios para fazer o que a Constituição determinou há 26 anos – demarcar e homologar as terras tradicionais reivindicadas pela população indígena. Muitas delas, hoje, são ocupadas por produtores rurais, setor que responde por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 44% do total das exportações nacionais.

“Esse será, provavelmente, o maior desafio para o próximo governo, pois implica uma tomada de posição diante de duas diferentes visões de mundo, duas concepções de desenvolvimento”, sustenta a antropóloga e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Oiara Bonilla. Em entrevista à Agência Brasil, Oiara lembra que a disputa entre os que defendem os interesses de setores como a agropecuária e a indústria e aqueles que defendem outros modelos de organização e a produção sustentável suscita outros temas urgentes, como as mudanças climáticas e novas fontes de energia.

Os interesses dos Portugueses ao chegar ao Brasil era extrair o pau-brasil para utilizar como matéria -prima para pigmentos de roupas. Com o tempo, houve a exploração da terra por meio da cultura da cana de açucar e posteriormente os minérios e a pecuária. Sendo assim, a colonização brasileira foi de exploração.

Explicação:

Os indígenas são considerados guardiões da biodiversidade no planeta. Eles preservam e multiplicam uma diversidade de espécies, em terras que estão preferencialmente na Amazônia e ocupam cerca de 13% do território nacional. A expansão agropecuária e ações do Governo Federal têm representado ameaças ao território indígena.

Perguntas interessantes