História, perguntado por marilenaluchesi31u, 8 meses atrás

Qual era o interesse dos comerciantes na centralização do poder nas mãos do rei​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
6

Resposta:

A centralização do poder foi possível graças à conjugação dos interesses dos reis, que buscavam aumentar a sua autoridade, e dos interesses da burguesia, que desejava o estabelecimento de normas e padrões que facilitassem o comércio.As transações comerciais eram dificultadas pela grande variedade de pesos, medidas, leis e impostos, que variavam de feudo para feudos. A burguesia tinha grande interesse no estabelecimento de um poder forte e centralizado, que superasse o particularismo feudal, estabelecesse um padrão monetário e unificasse as leis e os impostos.


marilenaluchesi31u: obr
marilenaluchesi31u: ☺☺
Respondido por nikoleborges10
0

Resposta:

A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade Moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.

No modelo feudal, quando o poder político não era centralizado, cada senhor feudal era responsável apenas pela segurança interna do feudo, de modo que a segurança das estradas acabava sendo precária, o que representava riscos e perdas comerciais para os comerciantes.

Além disto, com a centralização se extinguiriam as taxas alfandegárias (impostos que eram cobrados na entrada e na saída da mercadoria de cada feudo), tornando o comércio bem mais lucrativo

Explicação:

Perguntas interessantes