História, perguntado por santosneirel1, 3 meses atrás

Qual era o interesse da igreja católica com a proclamação da República?

Soluções para a tarefa

Respondido por babynanno007
2

Resposta:

O catolicismo foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. Na época, o estado controlava a atividade eclesiástica. Sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças.

"A própria chegada dos portugueses é uma chegada acompanhada de um evento religioso. Os portugueses que vêm pra cá, eles não vêm apenas com interesse político, interesse econômico, há o interesse de evangelizar, expandir a fé católica. Não é à toa que uma das imagens mais importantes na esquadra de Cabral, logo quando Cabral vem aqui ao Brasil é a celebração da nossa primeira missa".

A igreja também foi atuante na época da independência. "Da nossa independência, por exemplo, muitas lideranças religiosas, lideranças católicas, deram a sua vida na luta por esse processo como Frei Caneca, símbolo da luta democrática aqui em Pernambuco. Então a igreja também se adapta a esse Brasil independente", exemplifica.

Espero ter jaudado!

Respondido por Justinovava
1

Resposta:

A Igreja Católica também contribuiu para que uma república fosse instaurada por aqui. Visto que o Império interferia, com frequência, no sistema organizacional do clero no Brasil, padres, bispos e demais membros eclesiásticos passaram a fazer forte oposição à continuidade da administração de D. Pedro II.

Perguntas interessantes