Qual era o grupo social e a função política do Cônsul da República Romana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quem detinha o poder na República Romana eram os patrícios. O Senado, formado por 300 patrícios, elegia um cônsul para governar a República por um tempo determinado. Abaixo do Senado havia as magistraturas, através das quais os magistrados exerciam diversas funções públicas.
Consul: Composto por comandantes do exército, ou seja, patrícios e tinham funções civis e militares
- Ditador: Patrícios, apesar da palavra atualmente ter sentido "absolutista" e de "poder centralizado" na Roma o ditador apenas atuava em períodos de emergência do estado (guerras ou conflitos internos), atuavam a favor das leis e tinham seu poder limitado (participavam de eleições, julgamentos, decisões políticas etc)
- Censor: majoritariamente composto por antigos cônsoles, eram patrícios, e tinham como função recenseamento dos cidadãos, elaboração do álbum senatorial, orientação da construção pública e fiscalização da conduta moral e ética dos cidadãos.
- Tribuno da Plebe: como o nome diz, esse era composto SOMENTE por plebeus e tinham como função garantir o direito como cidadão dos plebeus e formar leis para a incluição dessa classe social dentro da sociedade e em decisões políticas, economicas ou culturais
Explicação:
Espero ter ajudado !