Qual era o contexto social, político e econômico para surgir as novas teorias sociais surgidas no sec. XIX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com a consolidação do capitalismo os progressos da instrução e dos meios de comunicação, a mobilização das massas para movimentos nacionais, os problemas provocados pelas crises econômicas e políticas e a crescente integração dos indivíduos aos assuntos políticos contribuíram para tornar o século XIX bastante fecundo na elaboração de novas ideias. Ou seja, ideias políticas, econômicas e sociais sobre a concepção do Estado, da sociedade e do indivíduo.
Assim, de um lado desenvolveu-se o liberalismo, como expressão dos ideais da burguesia que justificava – através dele e da democracia – sua situação socioeconômica e suas aspirações políticas. Do outro lado surgiram o socialismo, o sindicalismo e o anarquismo, que buscavam soluções para os problemas econômicos e sociais surgidos pelo capitalismo.
O otimismo era geral, mas os caminhos a seguir não eram os mesmos, pois a burguesia via todas as possibilidades de aumentar seus lucros e o proletariado se sentia fortalecido para lutar por uma vida mais humana. A burguesia apoiava-se na democracia e, diante da miséria dos operários, assumiu uma atitude paternalista através de uma legislação social que apenas amenizava os problemas.
Tanto as concepções democráticas como as liberais foram ideologias da burguesia, embora o liberalismo tenham se identificado mais com a alta burguesia e, as concepções democráticas, se ligaram mais à pequena burguesia.
Explicação: