Qual era o contexto político do Brasil no começo da primeira república?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ânimos exaltados.
O partido republicano foi um fracasso nas eleições parlamentares.
O ego dos militares estava inflado pela vitória na Guerra do Paraguai e exigiam mais espaço no Império e já vinham se preparando para um levante. A falsa notícia de que o herói na guerra do Paraguai, Marechal Deodoro da Fonseca havia sido preso por desacatar o primeiro-ministro Visconde de Ouro Preto levou ao levante contra o Império.
Os fazendeiros apoiaram o golpe, já que ainda não haviam engolido o fim da escravidão e pagamento de indenizações aos escravos.
D. Pedro II estava em viagem então sua filha Isabel era a imperatriz regente. Ninguém depositava confiança nela, uma mulher comandando um país era um absurdo. O próprio D. Pedro II já velho e cansado não fez nada para impedir a República.
Então veio a proclamação da República, curiosamente o primeiro presidente, Marechal Deodoro não durou muito e em torno da pressão, renunciou dando lugar à Prudente de Morais ( República das Espadas).
A elite fazendeira se uniu e passou a controlar o poder através da República das Oligarquias e do café-com-leite.
Houve o início da modernização e industrialização.
No interior do país, movimentos de revolta como Contestado( no Sul) e Canudos(Bahia), surgiram além do cangaço no nordeste.
Houve a hegemonia dos coronéis no norte e nordeste e o voto do cabresto.