Qual era o contexto histórico que leva ao desenvolvimento da Filosofia helenística?
Soluções para a tarefa
Oii, Tudo bem?
A filosofia helenística é o período da filosofia grega que vai da morte de Alexandre o Grande (323 aC) à invasão da Macedônia pelos romanos (148 aC). As cidades gregas perdem sua independência e Atenas sua hegemonia comercial, política e, em menor medida, cultural. As monarquias helenísticas sucedem às cidades-estado. Existe uma situação contínua de instabilidade política. As diferenças entre as classes sociais são acentuadas.
Na transição do século IV para o século III aC. C., após a morte de Aristóteles e o declínio das cidades-estados gregas, as guerras entre os reis helênicos para suceder Alexandre, o Grande, tornaram a vida problemática e insegura. Duas escolas filosóficas surgiram então em Atenas que, em clara oposição à Academia Platônica e ao Liceu Aristotélico, colocavam a salvação individual no centro de suas preocupações: para Epicuro e seus seguidores, por um lado, bem como para os Estóicos ao redor Zenón de Citio, por outro lado, a filosofia servia principalmente para alcançar o bem-estar psicológico ou a paz com meios éticos.
Resposta:
A filosofia helenística estende-se, em um primeiro momento, da morte de Alexandre (323 a.C.) ao fim da República Romana e à vitória de Augusto na Batalha de Ácio, portanto durante aquilo que historiadores da cultura convencionaram como helenismo.