Qual era o conceito de honra predominante nas sociedades ibéricas ? por que tal conceito depreciava os trabalhos manuais ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Os cargos e funções das atividades ultra-marinas eram ocupados , principalmente, por integrantes do clero e da nobreza . Assim eles continuavam a ser as classes dominantes . Assim , não se constituiu em solo ibérico uma sociedade em que a burguesia mercantil tivesse o controle econômico e assumisse a hegemonia política. Pelo contrário, , fortalecidos com as novas fontes de rendimentos, os setores aristocráticos e a coroa imprimiram à sociedade seus valores e a sua dominação, limitando a ação daqueles que se dedicavam aos serviços manuais ..
Respondido por
4
Resposta:
Honra tinha um conceito deturpado, honrado era o homem que possuia títulos nobiliárquicos (duque, conde, marquês, barão etc), era dono de direito de extensas propriedades rurais e vivia em ociosidade (independencia financeira). Por que quem praticava trabalhos manuais eram as classes subalternas e exploradas (abaixo da burguesia), o povo em geral de camponeses, que viviam sob pessimas condições.
Perguntas interessantes