História, perguntado por jocelia16, 1 ano atrás

Qual era o cenário político, econômico e social nas duas primeiras décadas do século XX?

Soluções para a tarefa

Respondido por thalitalobato
16
O século XX foi marcado pela urbanização das sociedades globais, e ao longo destes 100 anos , inúmeras foram as transformações que ocorreram nos meios de produção, na distribuição, na troca,  no consumo e nas relações sociais. A dinâmica social e espacial deste período é caracterizada pelo "modo de vida urbano". 
A economia internacional passou por diversas fases ao longo do século XX: saltos tecnológicos, mudanças de padrões monetários, crises financeiras, anos de crescimento sustentado seguidas de conjunturas de estagnação, surtos de liberalização alternando com impulsos de protecionismo comercial, incorporação de novos atores econômicos  e preservação de velhas desigualdades estruturais, fases de fechamento e de abertura aos movimentos de pessoas e fluxo de capitais, redistribuição de rendas, enfim, uma gama variada de tendências e de ciclos tão diversa quanto os processos políticos que marcaram um século ao mesmo tempo tão destruidor e tão criador.  
O capitalismo globalizado e liberal da belle-époque seria transformado a partir  dos eventos e processos deslanchados com a Primeira Guerra: intervenção dos governos na economia, desafio socialista ao capitalismo, crise de 1929 e depressão dos anos 30, desvalorizações cabiais maciças, para não falar da própria destruição física trazida por dois conflitos de proporções gigantescas. A guerra de trinta anos vivida pela Europa entre 1914 e 1945 transformou a natureza das relações internacionais tanto quanto a estrutura da economia internacional - a Europa sai do comando da política mundial, mas também modificou as bases do funcionamento do capitalismo. 
O processo de globalização se viu dificultado pelas crises pós-guerras, assim como foi interrompido em todos aqueles países que optaram  pelo modo socialista de produção. 
Finalmente, todas as transformações surgidas nesse período culminaram com os principais avanços tecnológicos, econômicos e principalmente sociais que temos disponíveis hoje. O perfil globalizado do indivíduo que agora se enxerga como cidadão do mundo, trouxe uma forma de viver mais global. Contudo, as crises do sistema de capitalismo moderno ainda circundam a realidade atual, problemas como abismos sociais, má distribuição de riquezas e grandes diferenças cultuais são pautas em encontros de lideranças mundiais.          
 
Perguntas interessantes