qual era o barão normando que recebeu as terras de Robert fitzooth
Soluções para a tarefa
Conta-se que, por essa época, um certo saxão, o nobre Robert Gamewell, teve a infelicidade de descobrir que sua filha Joana, apaixonada pelo filho de um conde normando, fugira do castelo onde morava a sua família.
Surpreso, pois não soubera da gravidez da filha, o nobre queria dizer alguma coisa, mas a emoção era grande...Jaime procurou desfazer o impacto da situação:
Mais tarde, no século XI, o país sofreu nova invasão: os normandos, povo nórdico que habitava o norte da França, instalaram-se ali e submeteram os anglos-saxões ao seu domínio. As rivalidades entre eles perduraram ainda por muito tempo.
– É uma honra conhecê-lo, senhor. Quero que saiba que sempre desejei encontrá-lo para jurar-lhe, pelo amor de minha mulher e de meu filho, que nada tenho contra os saxões. E prometo-lhe: jamais, seja qual for a ocasião, hostilizarei o seu povo!
E o normando abraçou o saxão longamente. O velho Gamewell, enfim, fez-lhes uma pergunta:
Pouco tempo depois, um mensageiro chegou ao castelo de Gamewell com a triste notícia de que Jaime falecera combatendo em sangrenta batalha.
Não se sabe ao certo o ano em que nasceu Robin Hood. Parece ter sido por volta de 1160, na Idade Média, durante o reinado de Henrique II, pai de Ricardo Coração de Leão.
Como se chama o menino?13Vencidos os primeiros momentos de emoção, Gamewell propôs ao casal:
– Robert, como o senhor – respondeu Joana. – Robert Fitzooth...
Joana preferiu voltar então para a floresta de Sherwood, onde Rob foi criado à moda saxã, livre e destemido, como profetizará seu avô, que, ao morrer, lhe deixou inúmeras propriedades.
– Seja bem-vindo ao solo da Inglaterra, meu neto! Você, que nasceu no seio desta verde floresta, sem luxo nem grandeza, será livre como ela! Gostaria que se tornasse um brilhante cavaleiro, defensor dos fracos e oprimidos!
– Vamos todos para o meu castelo, pelo menos para festejar este feliz encontro.
Para Gamewell, o desgosto não poderia ser maior: sua única filha pretendia viver com um inimigo da sua gente, um normando... Sua decisão não foi outra: mandou seus empregados aprontarem imediatamente arcos, flechas e espadas e partiu em busca da filha, primeiro nos povoados vizinhos, depois nas cidades mais distantes.
– Agradeço-lhe, senhor, mas não poderei – respondeu Jaime. – Amanhã cedo vou para minha terra, onde deverei auxiliar meus pais num combate contra os inimigos do nosso rei. Porém, ficaria feliz se o senhor levasse Joana e Robert. Partiria mais tranquilo.6Descobriu-a na floresta de Sherwood, vivendo com o normando Jaime e com o filho Robert, ou Rob, como o chamavam seus pais.18Só bem mais tarde, já adulto, Rob ganhou o nome com que se tornou famoso. À semelhança de muitos contemporâneos, portava sempre um capuz (em inglês, hood). Associando-o a essa peça de vestuário, seus companheiros o apelidaram de Robin-in-the-hood. Com o tempo, ficou conhecido como Robin Hood.
Explicação:
( 1 ) No século V, a Inglaterra, que era dominada pelos romanos e se chamava Britânia, foi invadida por povos germânicos – os anglos e os saxões -, que lá se estabeleceram. Por isso passou a chamar-se Inglaterra, que significa “terra dos anglos”.
( ) Conta-se que, por essa época, um certo saxão, o nobre Robert Gamewell, teve a infelicidade de descobrir que sua filha Joana, apaixonada pelo filho de um conde normando, fugira do castelo onde morava sua família.
( ) Surpreso, pois não soubera da gravidez da filha, o nobre queria dizer alguma coisa, mas a emoção era grande... Jaime procurou desfazer o impacto da situação:
( ) Mais tarde, no século XI, o país sofreu nova invasão: os normandos, povo nórdico que habitava o norte da França, instalaram-se ali e submeteram os anglo-saxões ao seu domínio. As rivalidades entre eles perduraram ainda por muito tempo.
( ) - É uma honra conhecê-lo, senhor. Quero que saiba que sempre desejei encontrá-lo para jurar-lhe, pelo amor de minha mulher e de meu filho, que nada tenho contra os saxões. E prometo-lhe: jamais, seja qual for a ocasião, hostilizarei o seu povo!
( ) E o normando abraçou o saxão longamente. O velho Gamewell, enfim fez-lhe uma pergunta:
( ) Pouco tempo depois, um mensageiro chegou ao castelo de Gamewell com a triste notícia de que Jaime falecera combatendo em sangrenta batalha.
( ) Não se sabe ao certo o ano em que nasceu Robin Hood. Parece ter sido por volta de 1160, na idade Média, durante o reinado de Henrique II, pai de Ricardo Coração de Leão.
( ) - Como se chama o menino?.
( 13 ) Vencidos os primeiros momentos de emoção, Gamewell propôs ao casal:.
( ) - Robert, como o senhor – respondeu Joana. – Robert Fitzooth....
( ) Joana preferiu então voltar para a floresta de Sherwood, onde Rob foi criado à moda saxã, livre e destemido, como profetizara seu avô, que, ao morrer, lhe deixou inúmeras propriedades.
( ) - Seja bem-vindo ao solo da Inglaterra, meu neto! Você, que nasceu no seio desta verde floresta, sem luxo nem grandeza, será livre como ela! Gostaria que se tornasse um brilhante cavaleiro, defensor dos fracos e oprimidos!.
( ) - Vamos todos para o meu castelo, pelo menos para festejar este feliz encontro..
( ) Para Gamewell, o desgosto não poderia ser maior: sua única filha pretendia viver com um inimigo da sua gente, um normando... Sua decisão não foi outra: mandou seus empregados aprontarem imediatamente arcos, flexas e espadas e partiu em busca da filha, primeiro nos povoados vizinhos, depois nas cidades mais distantes.
( ) - Agradeço-lhe, senhor, mas não poderei – respondeu Jaime. – Amanhã cedo vou para minha terra, onde deverei auxiliar meu pai num combate contra os inimigos do nosso rei. Porém, ficaria feliz se o senhor levasse Joana e Robert. Partiria mais tranquilo.
( 6 ) Descobriu-a na floresta de Sherwood, vivendo com o normando Jaime e com o filho Robert, ou Rob, como o chamavam seus pais..
( 18 ) Só bem mais tarde, já adulto, Rob ganhou o nome com que se tornou famoso. À semelhança de muitos contemporâneos, portava sempre um capuz (em inglês, hood). Associando-o a essa peça do vestuário, seus companheiros o apelidaram de Rob-in-te-hood. Com o tempo, ficou conhecido como Robin Hood.