Qual era a situação social e econômica da França no período anterior ao Início da Revolução Francesa e quais alternativas o rei pensou para contornar a crise?
Quais alternativas foram apontadas pelo rei da França para combater a crise?
Por que a reunião da Assembleia dos Estados Gerais não deu certo quando convocada pelo rei?
Soluções para a tarefa
1 A sociedade francesa exigia que o país se modernizasse, mas o entrave do absolutismo apagava essa expectativa.
2 A França continua sendo a quinta potência mundial, a segunda da zona do euro e, até hoje, realmente, superou a crise com menos feridas que a maioria dos vizinhos. Mas suas bases não estão sólidas. Os problemas da França são a ausência de crescimento, o desemprego e a perda de competitividade de suas empresas. Há consenso nessa trilogia. Não na avaliação da situação.
3 Diante das sucessivas crises políticas, os Estados Gerais foram convocados em maio de 1789 - fato que não ocorria desde 1614, sob como governante absolutista do tempo Luís XVI -, reunindo-se no Hôtel des Menus Plaisirs, em Versalhes para discutir os problemas do reino. Nessa assembleia, em que cada estado tinha direito a apenas um voto, o clero e a nobreza se uniam para derrotar o terceiro estado (povo) nas votações, havendo sempre dois votos contra um. A reação do terceiro estado começou justamente nessa Assembleia, o que deu início à Revolução Francesa quando o terceiro estado transformou os Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte.
Assim, o Terceiro Estado (povo) começou a lutar para que, na França, fosse criada uma Constituição, acabando com a Monarquia Absolutista e começando com uma Monarquia Constitucional.