qual era a situacao partidaria na russia , na passagem do seculo xix para o xx?
Soluções para a tarefa
No início do século XIX, a Rússia, apesar de possuir dimensões continentais, era um país com 80% de população camponesa. Por isso, a partir de 1850, o Czar Alexandre II implantou uma série de reformas e medidas que incentivavam a industrialização do país. Entre essas mudanças, houve a construção de ferrovias que interligassem as regiões mais distantes e abolição das relações de servidão entre donos de terra e camponeses. Isso causou o êxodo e a criação do novo proletariado russo, extremamente explorado e insatisfeito, dando ensejo à Revolução de 1905.
Espero ter ajudado!
Na Rússia das décadas de 1890 e no início de 1900 não havia Congresso, Constituição ou outro tipo de forma representativa de governo, de modo que ainda persistia no país o modelo Absolutista (já abolido na maior parte da Europa), sem formas legítimas de participar da política.
Foi somente a partir de 1906, com a fundação da Duma, que surgem os partidos legais na Rússia, dos quais havia, basicamente, três grandes partidos: o dos monarquistas, que apoiavam a manutenção do regime, com apoio dos militares, o dos liberais, que defendiam reformas modernizantes e o Partido Operário Social-Democrata Russo, que aglutinava as diversas forças de esquerda no país, tanto os socialistas mais moderados (mencheviques) quanto os mais radicais (bolcheviques), embora a ação dos partidos fosse muito limitada e a Duma (o "Congresso" russo) fosse apenas uma assembleia consultiva, sem muitos poderes reais.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/4995597