qual era a situação econômica de pernanbuco na época de revolução praieira
Soluções para a tarefa
A monarquia brasileira era duramente contestada pelas novas ideias liberais da época. Era muito grande a insatisfação com o governo imperial, pois todas as decisões tomadas no período regencial (de 1831 a 1840) tinham que ser submetidas ao imperador. Os brasileiros reivindicavam maior força frente aos comerciantes portugueses (que ainda dominavam a economia local) e a população pobre lutava por melhores condições de vida.
As lutas internas entre os partidos e os grupos políticos da época que disputavam o poder culminaram numa série de revoltas provinciais, e a última delas foi a Revolução Praieira, cujo nome homenageava o Partido da Praia, fundado pelos revolucionários.
Pernambuco era a província mais importante do Nordeste, graças aos engenhos de açúcar, todos propriedade de famílias poderosas e influentes na política brasileira. A família Cavalcanti, por exemplo, era dona de um terço dos engenhos. Uma frase da época simboliza bem a situação: “Quem não é Cavalcanti é cavalgado”.O restante da população mostrava-se insatisfeito com essa concentração fundiária e com o poder político na mão de tão poucos. O comércio local era dominado por portugueses, o que também causava revolta entre os comerciantes brasileiros.