qual era a situação do socialismo na década de 80 na urss??
Soluções para a tarefa
O governo de Mikhail Gorbatchev à frente da União Soviética ocorreu entre 1985 e 1991, representando o fim da tentativa de construção do capitalismo de Estado soviético, chamado em alguns meios políticos de socialismo soviético.
As principais características da política interna do governo de Gorbatchev estiveram relacionadas a duas palavras russas que indicavam as tentativas de mudanças no sistema soviético: perestroika e glasnost.
Em russo, perestroika tem o significado de reestruturação. A utilização da palavra tinha por objetivo indicar os caminhos a serem traçados para realizar mudanças estruturais na economia e na sociedade soviética. A economia da URSS não alcançou nas décadas de 1970 e 1980 os altos índices de crescimento econômico verificados em tempos anteriores. A situação era resultado do esgotamento das formas de organização social soviética, na qual a centralização política e econômica no Estado e no Partido Comunista impedia o desenvolvimento de mecanismos que garantissem o aumento da produtividade.
Já a palavra glasnost tem por significado transparência e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava. Era uma tentativa de dar um pouco de transparência aos mecanismos de decisão política da URSS, rigidamente controlada pela nomenclatura, a classe de burocratas que controlava a sociedade soviética.
A perestroika e a glasnost eram, dessa forma, uma tentativa de Mikhail Gorbatchev de por fim à crise social pela qual atravessava a sociedade soviética. E essa crise estava relacionada com o próprio desenvolvimento da URSS.
brasilescola