Qual era a situação de Minas Gerais no final do século xviii?
Soluções para a tarefa
No final do século XVIII nas Minas Gerais com a descoberta de minerais preciosos que afloravam à superfície com o ouro, e com isso dinamiza a sociedade que em tese foi muito diferente que a do ciclo do açúcar. Os escravos nesse período chegaram a serem valorizados e até conquistarem sua liberdade devido os serviços nas mineradoras, uns até chegavam a comprar sua liberdade. Minas passou a ser um estado rico e desenvolvido na economia, artes, musica etc.
Com o desenvolvimento das ciades começam a mudar os hábitos da sociedade e aparecem os comerciantes, artesãos, profissionais liberais e intelectuais. Com isso o desenvolvimento da vida urbana trouxe mudanças culturais e tem destaque a escola mineira com o estilo barroco. Aleijadinho, Francisco Lisboa e outros faz surgir o movimento das esculturas e a arte arquitetônica em Minas.
Outro exemplo de cultura desse período e de muito importância é o estilo sacro na música de José Mesquita e outro estilo que influenciaram e forma influenciados por musica de origem lusitana. Poetas importantes como Tomás Antonio Gonzaga dentre outros de importância fundamental para Minas e o Brasil.