qual era a relação entre os brasileiros e os refugiados no filme Era o hotel Cambridge?
Soluções para a tarefa
Resposta:"Era o Hotel Cambridge": os refugiados, corpos políticos
O longa de Eliane Caffé narra a vida dos sem-teto e refugiados que ocupam um edifício, o antigo Hotel Cambridge, abandonado, no centro de São Paulo. Os sem-teto e refugiados são de diversas nacionalidades, inclusive brasileiros que dividem naquele espaço a circulação.
Durante noventa e três minutos acompanhamos o cotidiano dos moradores nas dificuldades diárias, que vão desde a manutenção do imenso edifício, feita pelos próprios ocupantes, à elaboração coletiva das regras de convivência e ocupação, até os encontros e desencontros culturais, entre dramas e risadas, hábitos não compartilhados e línguas não faladas.
Neste encontro com o estrangeiro, os personagens irrigam o prédio com manifestações de arte, que não só inauguram espaços de fala possíveis, como permitem que eles estejam juntos, apesar das origens e caminhos tão diversos.
Sem deixar de pautar o entorno político das ocupações no cotidiano dos personagens, inclusive no modo como as ocupações são vistas pelos "outros", o filme apresenta de maneira vibrante o diálogo entre corpos afetados por um comum, em dois atos: a radical diferença e o desamparo.