Qual era a relação da nobreza real com a religião?
Soluções para a tarefa
A relação da nobreza real com a religião, passou por diferentes momentos durante a história. Desde o período antigo ao modelo feudal da Idade Média, a Igreja Católica conquistou o centro de poder religioso, determinando costumes e modo de pensar e possuindo grande poder econômico. Impunham o pensamento no desprezo pela vida terrena e nos benefícios a serem alcançados pela vida nos céus. Tinham poder absoluto sobre reis e nas políticas praticadas.
No período renascentista, o limiar da idade moderna, esta mentalidade se dissolve sob um crescente nacionalismo e no questionamento das imposições morais e políticas. Com a queda dos poderes monárquicos e absolutistas, novas relações e quebras ocorrem na crença em Deus e na prática religiosa.
Na Idade contemporânea, vemos um retorno aos valores perenes, quando muitos se dão por desiludidos do cientificismo e do tecnicismo, e procuram por referenciais divinos do seu pensar e viver.
Sabemos então, que a religião sempre esteve atrelada à formação de valores morais, incidindo nas relações sociais e econômicas das nações. Até hoje permanecem os questionamentos do estado laico, ou seja, aquele sem doutrinação religiosa.
Bons estudos!