Filosofia, perguntado por santosAm, 1 ano atrás

qual era a principal ideia de Platão?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasnicacior
8
A divisão do mundo entre o mundo sensível (este que nos vemos) e o mundo das ideias, que só pode ser alcançado através do estudo e da contemplação, alcançando um estado mental e espiritual superiores que nos dirigirão para a verdade absoluta do universo.

Respondido por kauanbeniciobon
3
O eternamente verdadeiro, eternamente belo e eternamente bom 

Ele acreditava em regras e normas eternas, que governavam o agir de uma pessoa .... 
Ele se interessava tanto pelo o que é enterno na natureza quanto na sociedade .... 
Tudo é eterno ... 

O Mundo das idéias 

Platão acreditava que tudo o que podemos sentir na natureza flui. Ou seja, tudo o que participa do mundo dos sentidos acaba algum dia ... esse mundo dos sentidos é nosso dia-a-dia ... 
Ele acredita que exista um mundo chamado mundos das idéias, onde a forma de tudo é perfeita e infinita e tudo o que existe no mundo dos sentidos provém de lá, ou é apenas uma cópia do qu existe lá. 
Ex.: Todos os cavalos são iguais, ou seja, todos tem a mesma forma, o que permitiu que conceituássemos o cavalo. Mas todos os cavalos que vemos são imperfeitos. Há apenas uma forma perfeita, e essa forma se encontra no mundo das idéias. 
Concluindo ele acreditava em uma realidade autônoma do mundo dos sentidos em que vivemos, onde todas as formas são perfeitas e infinitas. 

O Verdadeiro conhecimento 

Ele acreditava que por vivermos em um mundo onde nada é imutável e perfeito não podemos ter, senão, idéias vagas das coisas. A única maneira de se chegar ao conhecimento real é por meio da razão. Ele dizia que por "experimentarmos" os mundo com os sentidos, não podemos ter uma noção completa de algo, e por isso temos que recorrer a razão. 

Uma alma Imortal 

Para Platão temos um corpo dual. Já vimos que ele acreditava em duas realidades. Bom, ele acreditava que nosso corpo pertence ao mundo dos sentidos, e que ele flui, como todas as coisas. 
Mas acreditava que possimos uma alma imortal, que é governada pela razão, e justamente por isso pode ter acesso ao mundo das idéias. 
Ele acreditava que nossa alma existia no mundo das idéias antes mesmo de vir habitar nosso corpo, mas no momento em que chega ao corpo esquece das idéias perfeitas, e apenas relembra elas, vagamente, a medida que vai vendo as coisas. Ao momento que isso acontece ela tem um anceio de voltar ao mundo das idéias. 

MITO DA CAVERNA 

Um grupo de pessoas habitam o interior de uma caverna, elas estão de costas para a entrada da caverna, e atrás delas há um enorme muro que fecha a entrada desta caverna. 
Como há uma fogueria atrás desse muro, sombras são projetadas para dentro da caverna, sombra de pessoas e animais que passam por ali. 
Por isso, a unica coisa que as pessoas podem ver são imagens imperfeitas de coisas projetadas na caverna, em apenas uma cor. 
Um dia um habitante consegue fugir, e descobre as coisas com contornos muito mais perfeitos, cores muito mais belas, agora ele pode desfrutar de toda liberdade e beleza das coisas. 
Um dia então, ele resolve voltar para a caverna para libertar os outros, chegando lá ele conta tudo o que viu e viveu, mas ninguem acretida neles e acabam matando-o.
Perguntas interessantes