Qual era a principal ideia da história Helena?
Soluções para a tarefa
Tipo de Linguagem
O texto é bem elaborado e segue um estilo culto. Ele é marcado por um humor tipicamente britânico, meio discreto, perpassado por um tom irônico, negativista, sombrio.
Tempo
A trama se passa no século XIX. A história transcorre em uma sequência linear; ela se inicia com o falecimento de um dos personagens, O Conselheiro Vale, e encerra com a morte da protagonista, Helena.
Cenário
A cidade do Rio de Janeiro é o cenário principal. Além disso, há a chácara do Andaraí, onde morava o Conselheiro Vale. O Dr. Camargo, médico da família, mora no Rio Comprido; a amante do Conselheiro e mãe de Helena, protagonista da trama, residia em São Cristóvão. No livro algumas passagens transcorrem na região central da metrópole e outras se passam na escola freqüentada pela personagem principal, localizada em Botafogo.
Personagens
Helena – É a personagem central do enredo. Ela é uma bela jovem, na faixa de dezesseis, dezessete anos. Helena é meiga, delicada e tem uma inteligência bem desenvolvida.
Estácio – É o protagonista masculino, tinha cerca de 27 anos e é hipoteticamente considerado irmão de Helena. Ele é o herdeiro de um clã familiar conservador e de estilo patriarcal; o garoto teve uma formação tradicional.
Conselheiro Vale – Pai de Estácio. Era infiel o tempo todo, o que perturbava sua esposa.
D. Úrsula – Irmã de Vale. Ela tinha por volta de cinquenta anos, era solteirona convicta e sempre dividiu a mesma casa com seu irmão. A partir da morte da esposa do Conselheiro ela passou a administrar a residência de seu irmão.
Dr. Camargo – Médico e antigo amigo da família do Conselheiro.
Eugênia – Filha do médico e noiva de Estácio.
Padre Melchior – Orientador espiritual da família de Vale.
Luís Mendonça – Grande amigo de Estácio.
Salvador – Pai verdadeiro de Helena.