qual era a principal função da marcha para o Oeste
Soluções para a tarefa
Durante o Estado Novo (1937-1945), Getúlio Vargas empreendeu a chamada Marcha para o oeste em 1938, diante da situação deixada pelo governo da República Velha, em que a economia e a população estavam concentradas nas regiões litorâneas do Sul e Sudeste. Sendo assim, as regiões do Centro-Oeste e Norte não integravam o Brasil, faziam parte do interior inabitável com pouquíssima população. Getúlio Vargas em discurso mencionou que a Marcha era “o verdadeiro sentido de brasilidade”.
Vargas solicitou que instituições fornecessem dados para amparar sua missão de integrar o Brasil, entre elas o Conselho Nacional de Geografia; o Conselho Nacional de Cartografia; o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tais entidades possuíram cunho geográfico, com a função de contabilizar aspectos, informações e dados dessas áreas, para que o projeto de Vargas fosse bem sucedido.
Foi promovida para o estado novo com o objetivo de desenvolver a economia e o aumento populacional no Norte e Centro-Oeste do Brasil.