qual era a principal atividade econômica dos povos da Mesopotâmia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Agricultura
A organização do povo sumério aproveitou os benefícios da planície mesopotâmica para fabricar sistemas de irrigação e, assim, aproveitar a água abundante dos rios e controlar as inundações.
Desta forma, eles conseguiram cultivar cereais como cevada, trigo, centeio e gergelim, bem como oliveiras, tamareiras, uvas e alguns vegetais.
Uma das grandes contribuições das civilizações da Mesopotâmia para o mundo foi a introdução da roda e do arado para cultivar a terra, grandes invenções e técnicas que ainda estão sendo usadas nos campos de nossos dias.
Gado
Funcionou como uma atividade sujeita à agricultura, com criação de suínos, caprinos e ovinos. O pastoreio de gado era uma prática planejada por esta grande civilização.
Ofícios
Os sumérios fabricavam produtos feitos de lã de ovelha, assim como entalhes em madeira, couro curtido e objetos de metal e cerâmica.
Nesta linha também poderiam ser incluídas as tabelas de argila queimada em que os primeiros escritos do mundo foram gravados.
Comércio
Basicamente, tudo produzido foi para o consumo da própria população; No entanto, sabe-se que, quando os excedentes começaram a existir, eles mantinham intenso intercâmbio comercial com outros povos, como os indianos e os egípcios, já que controlavam as rotas marítimas e terrestres de e para o Extremo Oriente.
Com o passar do tempo, a permuta foi formalizada e o uso de moedas em transações comerciais foi incorporado.
Metalurgia, marcenaria, ourivesaria
Os habitantes da Mesopotâmia eram trabalhadores qualificados de cobre e bronze, habilidades que se aplicavam ao desenvolvimento de armas muito novas para a época, bem como ferramentas para o trabalho.
Graças à troca de seus excedentes de cereais e lã por pedras preciosas da Índia, da Fenícia e do Líbano, metais da Anatólia e outras matérias-primas que não estavam disponíveis em sua área, uma indústria importante foi desenvolvida em torno desses materiais, graças ao desenvolvimento de ferramentas, utensílios, jóias e artesanato.
têxteis
Como o rebanho se tornou uma atividade diária da região, os babilônios foram capazes de coletar grandes quantidades de lã para o comércio e também para a fabricação de suas próprias roupas.
Construção
Sabe-se que os babilônios eram uma civilização muito ativa e que, além disso, trouxeram grandes avanços, como a irrigação controlada, a aragem, o aproveitamento e a fabricação de embarcações à vela. Eles também construíram barragens, represas e canais.
A Mesopotâmia foi a origem da civilização. Tudo começou há muitos milhares de anos atrás. Sua rica história e seus legados valem a pena conhecer e estudar em profundidade.