História, perguntado por ferreirasthefany975, 5 meses atrás

qual era a pressão feita pela Inglaterra desde o início do século xix
me ajudemmm! e pra hjj​

Soluções para a tarefa

Respondido por iaannobre
0

Resposta:

oiee , n entendi nq posso ajudar , se quiser eu posso tentar , mas só se vc me explicar:)

Explicação:


ferreirasthefany975: a pergunta eh assim 2)QUAL ERA A PRESSÃO FEITA PELA INGLATERRA DESDE O INÍCIO DO SECULO XIX
ferreirasthefany975: QUESTÃO DE HISTORIA
Respondido por ianysantossilva750
1

Resposta:

Os interesses do Governo da Inglaterra em relação à extinção do tráfico negreiro intercontinental estiveram presentes no Brasil desde a instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro. A princípio a Inglaterra agiu buscando restringir as áreas de atuação do tráfico que entendia ser ilícito.

A emancipação política do Brasil fez a Inglaterra, mediadora na questão do reconhecimento, tomar uma série de medidas restritivas ao tráfico negreiro.

Qual seria o motivo do interesse inglês em defender o fim do tráfico e da escravidão? Certamente não apenas a pressão da opinião pública ou razões puramente humanitárias. Como o próprio Canning mencionava em seus despachos, havia importantes interesses econômicos. A proibição inglesa do tráfico de escravos para suas colônias nas Antilhas, produtoras de açúcar, ocasionou a diminuição da mão-de-obra e, conseqüentemente, o encarecimento do açúcar ali produzido. O açúcar do Brasil, beneficiado pela manutenção do tráfico e pelo uso da mão-de-obra escrava, obteria preços mais baixos no comércio internacional e as colônias inglesas seriam prejudicadas.

Imagem 1

Apesar da pressão inglesa, o Brasil não tinha condições de acabar com o tráfico em tão pouco tempo. A mão-de-obra escrava era responsável não só pela lavoura mas também por outros trabalhos. Além disso a extinção do tráfico negreiro afetaria os grandes proprietários de escravos e terras, justamente a camada social que sustentava o Império brasileiro.


ferreirasthefany975: muitoo obrigada
Perguntas interessantes