Qual era a preocupação com a preservação ambiental até século XIX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Após a Revolução Industrial e com a vivência de suas consequências, a preocupação com as questões ambientais começou a se intensificar. Deve-se acrescentar que a Revolução Industrial é comumente dividida em três partes, conforme apontado por Manuel Castells (2014), sociólogo espanhol. Defende-se que a primeira parte no início do século XVIII, na Inglaterra; segunda parte, meados de XIX e XX, Revolução Tecnológica liderada pelos Estados Unidos da América; última parte no século XX com a Revolução Digital, com início da década de 1970, a qual prossegue até hoje.
Explicação:
Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos. Na visão de grande parte da sociedade, não era necessário considerar as consequências das atividades exercidas para o ambiente, uma vez que a poluição era tida como controlável pela própria natureza.
Desmistificada tal concepção, de que a natureza conseguiria controlar a poluição nos moldes em que estavam, e verificado o aumento indiscriminado e predatório do uso dos recursos naturais, fomentado pelo avanço tecnológico e pela crescente necessidade de consumo desses recursos na Era Industrial, a inserção das questões ambientais na pauta das discussões internacionais e nacionais passou a ser vital.
Dentre os fatos que impulsionaram a estão alguns acidentes ambientais, que afetaram diretamente a vida de milhares de pessoas e que ficaram conhecidos como exemplos de acontecimentos indesejáveis. Pretendendo situar o leitor em relação aos fatos relevantes ou impactantes para o meio ambiente, o livro Compliance Ambiental, visa discutir tais assuntos de forma prática e realista.