Qual era a politica do dip no que dizia respeito ao radio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- fazer a censura do teatro, cinema, radiodifusão, literatura, política e imprensa; proibir a entrada de livros estrangeiros considerados nocivos; promover manifestações cívicas com objetivos patrióticos e educativos; organizar o programa de rádio do governo
Em relação ao rádio, o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - utilizou-o como principal instrumento de divulgação política.
Essa propagação da propaganda política a favor do Governo foi intensificada com a criação de um "rádio jornal" nomeado de "Hora do Brasil".
A "Hora do Brasil", transmitido em todas as rádios no mesmo horário e de forma obrigatória, trazia os discursos de Vargas a fim de aproximá-lo mais da população.
Outro ponto importante foi a maneira como o DIP conseguiu transformar o rádio no principal meio de laser da população brasileira, implementando em sua programação músicas populares, como o samba, e esquetes de humor.
O que foi o DIP
O DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - foi um órgão criado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas com a finalidade de fiscalizar, centralizar, coordenar e promover ações a favor do Estado Novo, vetando, através da censura, a cultura e qualquer coisa relacionada a ela que possa pudesse fazer má propaganda do governo..
Principais funções do DIP:
- Centralizar e coordenar a propaganda nacional;
- Estabelecer a censura sobre a propaganda e a cultura;
- Vetar a entrada de livros estrangeiros que fossem considerados ferramenta contra o governo;
- Promover manifestações cívicas patrióticas;
- Centralizar e coordenar o programa de rádio do governo.
Conheça mais sobre DIP aqui: https://brainly.com.br/tarefa/925842
#SPJ11