Qual era a melhor forma de governo para Tomás de Aquino * 1 ponto a) Monarquia absolutista, onde o monarca deveria ser o Papa. b) Monarquia temperada, onde o rei governaria e dividiria o poder com um grupo de homens eleitos pela população. c) Monarquia absolutista, onde um rei deveria governar apenas dando ouvido a si mesmo. d) Democracia, na qual um grupo de governantes seria eleito após passar por provas que demonstrariam se estavam iluminados por Deus.
Soluções para a tarefa
letra b - monarquia temperada
Resposta:
1. A patrística e a escolástica foram influenciadas por pensadores como:
c) Platão e sua filosofia de dois mundos e Aristóteles e sua filosofia sobre as causas de todas as coisas.
Tanto a filosofia Patrística, quanto a filosofia Escolástica, estevam inspiradas na filosofia grega e na religião cristã. Seu método dialético de unir a fé e a razão tinha como intuito o crescimento humano.
Os estudos de Santo Agostinho estavam voltados para o idealismo de Platão, enquanto que de São Tomas de Aquino, estiveram inspirados no realismo aristotélico.
2. A melhor forma de governo para Tomás de Aquino:
b) Monarquia temperada, onde o rei governaria e dividiria o poder com um grupo de homens eleitos pela população.
Para Tomás de Aquino, a origem do poder é Deus, transmitido ao povo que depois transmitirá aos governantes. Os regimes políticos legítimos são a monarquia, aristocracia e a republica, enquanto que os regimes ilegítimos são e tirania, oligarquia e democracia. O regime ideal é uma monarquia temperada por elementos da aristocracia e republica.
Bons estudos!