Qual era a grande força dos Fenícios no Mediterrâneo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Grandes navegadores da antiguidade, os fenícios eram a força predominante do Mediterrâneo ao seu tempo. Os fenícios, grandes navegadores, foram a força predominante no mar Mediterrâneo e outros mares e oceanos. ... Proezas fenícias registradas para a posteridade.
Explicação:
Os fenícios, grandes navegadores, foram a força predominante no mar Mediterrâneo e outros mares e oceanos. Descendentes dos misteriosos “Povos do Mar” que migraram da Península Arábica, chegaram à costa do que hoje é o Líbano (áreas costeiras deste país, Síria e Norte de Israel, a famosa Canaã da antiguidade) há cerca de 3.500 anos. E estabeleceram grandes cidades em Beirute, Byblos, Tiro, Sidon e Baalbek. Eram considerados a maior potência naval.
desenho em pedra mostra fenícios navegadores
Proezas fenícias registradas para a posteridade.
Como os fenícios se tornaram grandes navegadores
Conseguiram desenvolver habilidades de navegação, e a construção naval, mais avançadas que os de todas as culturas que cercam o Mediterrâneo.
Perto do fim da era do bronze (cerca 1300-700 a.C), os egípcios não eram um povo marítimo, e as civilizações grega e hebraica ainda não tinham se desenvolvido até o ponto em que poderiam fazer extensas viagens marítimas (e nenhum registro escrito é conhecido a partir desse momento).
Os fenícios, no entanto, navegaram pelo Mediterrâneo. Fizeram viagens fora do Estreito de Gibraltar, no Atlântico, e extensas viagens ao longo da costa da África.
A Navegação fenícia
Eles não conheciam a bússola ou nenhum outro instrumento de navegação, baseavam-se em características naturais do litoral. Usavam as estrelas, o sol, os marcos da costa, a direção dos ventos e a experiência do capitão sobre as marés, correntes e ventos da rota. A estrela mais importante era a Estrela Polar, da constelação da Ursa Menor.
As colônias fenícias
A mais famosa foi Cartago, localizada no que é agora a Tunísia, norte da África. Estabelecida algum tempo após 800 d.C. Eventualmente, tornaria-se uma grande cidade, tão grande que desafiou o império mais poderoso do mundo antigo: Roma
Os fenícios criaram uma rede comercial sem precedentes que foi de Chipre, Rodes, Ilhas do Mar Egeu, Egito, Sicília, Malta, Sardenha, Itália central, França, Norte de África, Ibiza, Espanha e além das Pilares de Hércules e os limites do Mediterrâneo. Com o tempo, essa rede transformou-se em um império de colônias para que atravessassem os mares e ganhassem a confiança até chegar a lugares tão distantes como a Grã-Bretanha e a costa atlântica da África.
“Os fenícios realizavam comércio através da galé, um navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores do birreme, tido como o melhor navio da antiguidade”. Gregos e romanos copiaram e aprimoraram o modelo.