História, perguntado por kaahs2000, 1 ano atrás

Qual era a composição étnica dos escravos que participaram do levante de 1835?

Soluções para a tarefa

Respondido por Anderson0993
17

Há 180 anos, em janeiro de 1835, os escravos malês, de origem islâmica, organizaram um levante em Salvador. Na língua iorubá, muçulmano é imale, que foi aportuguesado para malê. A maior parte dos escravos na Bahia era muçulmana e eles eram cristianizados, chegando até a serem batizados à revelia.

Os malês costumavam pendurar ao pescoço um pequeno saco contendo pedaços de papel com trechos do Corão como forma de proteção. Infelizmente, não os protegia da opressão e dos maus tratos que sofriam.

Na noite do dia 24 de janeiro de 1835, os católicos comemoravam, na Igreja do Bonfim, a festa de Nossa Senhora da Guia, protetora dos navegantes e uma das muitas representações de Nossa Senhora. Enquanto isso, os negros africanos celebravam o Ramadã nas senzalas. Foi nessa noite que a revolta começou.

O levante envolveu cerca de 600 homens, o que equivale aproximadamente a 24 mil pessoas nos dias de hoje. Salvador tinha na época da revolta em torno de 65,5 mil habitantes, dos quais cerca de 40% eram escravos. Juntando os negros, mestiços e negros livres, os afro-descendentes representavam 78% da população. Os brancos não passavam de 22%. 




DENADA!

Perguntas interessantes