Qual era a ameaça que obrigou os portugueses a criarem feitorias no litoral?
Soluções para a tarefa
Resposta:As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em ... A mais antiga feitoria portuguesa, anterior aos descobrimentos, fora ... Além das trocas para o reino, era feito também o comércio triangular entre ... Feitorias de Igarassu e na Ilha de Itamaracá · Feitorias no litoral da Bahia ...
Explicação:
Olá!
Feitorias portuguesas
A exploração do pau-brasil concentrava seus esforços nas feitorias que foram construídas pelos portugueses no litoral da América Portuguesa. Durante o período pré-colonial, existiam três grandes feitorias no Brasil: Cabo Frio, Porto Seguro e Igarassu (Pernambuco).
Essas feitorias eram, em uma definição simples, locais onde a madeira extraída era armazenada. Essas feitorias, na maior parte do ano, eram ocupadas por pouquíssimas pessoas e, por questões de segurança, eram cercadas por paliçadas de madeira. Essa cerca protegia a feitoria de ataques de indígenas e de estrangeiros, como os franceses.
O funcionamento dessas feitorias foi conhecida, em grande parte, por conta dos registros referentes à embarcação Bretoa. Nessas feitorias, os portugueses contratavam os indígenas para que eles realizassem todo o trabalho de extração e transporte das toras de madeira até a feitoria.
O trabalho dos índios era útil, principalmente, porque eles sabiam localizar as árvores mais rapidamente. A relação dos indígenas com os portugueses era por meio do escambo, isto é, da troca. Os indígenas extraíam a madeira e eram pagos com utensílios como machados, facas, espelhos, canivetes etc.
Para o sucesso do empreendimento dos portugueses na extração do pau-brasil, a boa relação com os indígenas era fundamental, porque eram esses que realizavam o trabalho de extração. Em relação aos povos hostis com os portugueses, era fundamental que as feitorias fossem reforçadas e construídas perto de alguma fortificação que lhes protegesse.
Além dos indígenas, os franceses eram uma ameaça aos portugueses, uma vez que, ao longo do século XVI, os franceses realizaram uma série de iniciativas para ocupar e colonizar territórios que, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, pertenciam aos portugueses. A primeira expedição francesa no Brasil foi a de Paulmier de Gonneville, que veio para cá em 1503 para explorar pau-brasil. A presença francesa levou os portugueses a tomar iniciativas para resguardar seu domínio sobre o território, o que incluía o envio de expedições com o objetivo de monitorar a costa brasileira.
Com o tempo, até mesmo embarcações comerciais de Portugal tinham autorização para abrir fogo contra corsários franceses na costa brasileira. Os franceses tentaram estabelecer duas colônias no Brasil, uma no Rio de Janeiro e outra no Maranhão, mas ambos projetos fracassaram por ação dos portugueses.
____________________
Espero ter ajudado! =)
Atenciosamente,
~Mahanaa.