Qual eh o clímax de urupês?
Soluções para a tarefa
Esse é o motivo que faz sua mãe tratar-lhe mal, desejando a morte da pequena, já que não vê utilidade em sua existência quase paralítica. O clímax, temperado a doses de crueldade absurda, está no relato que Libória, a empregada do casal, faz ao narrador.
E sobre isso que estava a falar ?
Resposta:
Urupês, obra de Monteiro Lobato, não contém uma única história, mas vários contos e um artigo, quase todos passados na cidadezinha de Itaoca, no interior de SP, com várias histórias, geralmente de final trágico e algum elemento cômico.
O último conto, Urupês, apresenta a figura de Jeca Tatu, o caboclo típico e preguiçoso, no seu comportamento típico. No mais, as histórias contam de pessoas típicas da região, suas venturas e desventuras, com seu linguajar e costumes.
Monteiro Lobato não poupou papel para tecer duras críticas ao homem interiorano, principalmente ao caboclo matuto, sem instrução, preguiçoso e supersticioso, adepto da lei do menor esforço, como é o Jeca Tatu, uma das personagens mais populares da cultura brasileira e que se refere ao abandono e ao descaso com que o homem sertanejo é tratado pelas autoridades.
O cenário em que vive esse homem do interior, sertanejo, é a terra maltratada, mal cuidada e improdutiva. Já as cidades, sempre chamadas de Itaoca, palavra de origem tupi que significa caverna, são atrasadas e decadentes, chefiadas intercaladamente por um coronel político ou pelo seu rival, cujos votos foram obtidos por “cabresto”.
Explicação: