qual e sua opinião sobre a eugenia? explique me ajude por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A eugenia foi um movimento que defendeu o conjunto de conhecimentos e práticas que visavam a melhoria das características genéticas de uma população. Para conseguir isso, adeptos da eugenia acreditavam que era preciso excluir grupos "indesejáveis" e impedir a sua reprodução. Esses critérios "indesejáveis" podem abarcar desde condições socioeconômicas — fenótipos específicos a vícios morais (como o alcoolismo) — até doenças mentais e físicas.
O termo foi criado pelo matemático britânico Francis Galton, no final do século 19. Inspirado em Charles Darwin, Jean-Baptiste de Lamarck e outros pesquisadores influentes da época, o matemático aplicou conceitos da seleção natural ao humano para identificar quais seriam os membros ideais da sociedade que poderiam se reproduzir. Galton acreditava que era preciso impedir a reprodução de "indesejáveis" — como pessoas com vícios, prostitutas e quem fosse considerado degenerado — para impedir uma "piora racial"...A função da eugenia é criar uma nação mais forte ao aperfeiçoar e fortalecer características físicas, psicológicas e comportamentais dos indivíduos, selecionando quem pode se reproduzir. Sob o pretexto da melhoria genética, foi um conceito que fortaleceu práticas de exclusão de pessoas pobres, de outras etnias e que tivessem alguma característica indesejada à sociedade.
"A genética era muito pouco desenvolvida na época, e os eugenistas acreditavam que tudo era hereditário, sem levar em consideração outros fatores importantes, como o ambiente as condições em que cada pessoa nascia. Era como uma operação matemática, feita para selecionar os melhores casamentos, controlando a reprodução para garantir a continuidade de uma 'boa raça' e evitando que os indesejáveis pudessem se reproduzir", explica a historiadora Pietra Diwan.A eugenia positiva é o incentivo de que casais considerados saudáveis possam se reproduzir e, assim, transmitir geneticamente suas características aos filhos, gerando um ser humano melhorado. É um incentivo à natalidade restrito a essas pessoas. Uma forma de analisar se tais pessoas seriam aptas a se procriar eram os exames pré-nupciais feitos na época por um especialista médico para determinar se os noivos possuíam condições de contrair matrimônio e constituir prole forte e saudável.
A eugenia negativa está relacionada ao controle e a imposição de que certas pessoas não possam se reproduzir por carregarem características "ruins" que podem ser passadas aos filhos. "A eugenia negativa traz um perfil mais vigilante de controle, ao definir políticas que proibiam que os considerados degenerados não tivessem filhos. Um exemplo disso foi o confinamento em sanatório, ou a esterilização compulsória e a castração de homens e mulheres nos Estados Unidos", conta Diwan.
Explicação:
o primeiro estrofe vai te ajudar,mais seria bom vc ler o texto inteiro:)