qual é q relação dos pulmões com o coronavirus?
Soluções para a tarefa
COMO ELE É TRANSMITIDO?
O coronavírus entra no corpo humano através do contato com fluidos corporais de outras pessoas. A forma mais comum dessa transmissão é a partir de pequenas gotículas de saliva que vão de um paciente infectado para outro sadio.
COMO AFETA O PULMÃO?
O COVID-19, é uma doença que afeta primariamente o sistema respiratório dos pacientes infectados. Ele entra no corpo pelas vias mucosas, e a respiração o transporta até os pulmões. No sistema respiratório, o vírus pode causar desde de sintomas leves, semelhantes à de um resfriado comum como coriza, espirros e dor de garganta, até casos graves como pneumonia, levando a uma dificuldade para os pulmões cumprirem uma de suas principais funções; passar o oxigênio do ar para o sangue. Com isso, o paciente tem uma queda da oxigenação do sangue e passa a apresentar falta de ar. Nestes casos pode ser necessário suplementação de oxigênio para compensar a deficiência dos pulmões. Quando a pneumonia é muito grave, só o oxigênio extra não é o suficiente e o paciente pode precisar de uma intubação e respiração artificial com respiradores mecânicos.
COMO SE PROTEGER?
Como essa é uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários para se manter longe de qualquer possibilidade de transmissão do coronavírus.
Lembre-se sempre de:
· Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano);
· Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar;
· Manter ambientes muito bem ventilados;
· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, garrafas e copos.