Geografia, perguntado por kimberlyn1350, 1 ano atrás

Qual é o volume médio anual de transações comerciais (em dólares) do Porto do Rio de Janeiro?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaesterpinho07
0

Resposta:

Você conhece ou ao menos desconfia quais são os 10 principais portos do Brasil? Confira abaixo e se surpreenda com o resultado. Primeiro, observemos algumas informações para melhor análise e comparação com o Brasil e o resto do mundo para, então, olhar a classificação em si.

Quantos portos existem no mundo?

Existem mais de 2000 portos, cada um com seu tamanho e seu objetivo. Há portos que são capazes de movimentar centenas de toneladas por ano por só permitir um navio por vez, enquanto outros movimentam milhões por suportarem mais tarefas simultaneamente.

Quantos portos existem no Brasil?

Segundo o anexo da Resolução 2969 da ANTAQ, o Brasil possui 235 instalações portuárias - levando em consideração infraestruturas públicas e privadas, sendo elas marítimas ou fluviais, já que nenhuma instalação portuária brasileira é classificada como Porto Lacustre.

É importante ressaltar que esses dados foram retirados da Secretaria de Portos (SEP) e eles não levam em consideração Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4), pois quem atua sobre elas é o Ministério de Transportes. A classificação de porto marítimo ou fluvial é feita por qual tipo de transporte as embarcações chegam. Um exemplo disso é o Porto de Manaus que é classificado como marítimo por receber embarcações pelo oceano, mesmo sendo localizado próximo de hidrovias fluviais.

Dentro dessas 235 instalações portuárias, 37 são consideradas Portos Públicos (administrado pela União – seja através das Companhias Docas, municípios, estados ou consórcios públicos). Na relação não aparece nenhum terminal classificado como Porto Lacustre.

Além deles, 161 são portos fluviais, dividindo as competências entre a Secretaria de Portos, o Ministério dos Transportes e o DNIT.

Principais Portos do Brasil

Definir quais são os principais portos do Brasil não é uma tarefa fácil, já que para isso necessita-se escolher a base de estudo. A análise de eficiência dos portos pode ser feita através de volume de carga transportado, quantidade de US$ movimentada, porte do porto, área de influência e muitas outras opções. Escolhemos diversas formas de análise abaixo desenvolvidas pelo próprio IPEA, sendo-as: Porte, Hinterlândia (área de influência), Participação no Comércio Exterior, Setores de Atividades, tipo de porto (nacional, regional ou local) e o valor agregado em seus produtos.

Perguntas interessantes