Filosofia, perguntado por alex2067, 11 meses atrás

qual é o verdadeiro problema da violência no Brasil​

Soluções para a tarefa

Respondido por novaera
1

A violência está aumentando nas principais cidades brasileiras, incluindo Rondonópolis. Refiro-me aos assaltos, roubos, latrocínios, homicídios… Cresce o medo e a insegurança, impedindo que tenhamos a liberdade necessária para vivermos com mais tranquilidade no dia-a-dia. A grande questão é quais são as principais causas que motivam muitas pessoas a entrarem no mundo do crime. A busca da resposta correta é crucial para encontrarmos as soluções mais adequadas para enfrentar e erradicar este fenômeno social. Existem visões divergentes sobre estas causas, o que determina as estratégias políticas adotadas para a solução do problema.

Irei destacar as duas visões principais que buscam compreender as causas e propor soluções para a violência em nosso país. A primeira visão é a que tem como foco ou alvo direcionado para as ações dos indivíduos chamados de criminosos ou bandidos. E, consequentemente, enfatizam-se as pessoas que são vítimas da violência. É um olhar que se dirige exclusivamente para as atrocidades cometidas, um olhar que se encerra nestas condutas deploráveis. Logo, a saída para resolver a violência, de acordo com esta visão, restringe-se, basicamente, em enfrentar os bandidos, o que implica em leis mais rígidas, mais policiamento, punição severa, eliminação física.

Esta primeira visão é amplamente difundida pelos meios de formação da opinião pública, inclusive com muito sensacionalismo, pois ela é do interesse dos setores conservadores, estes que não desejam uma sociedade mais igualitária. Cito como exemplos as matérias produzidas sobre a violência em Mato Grosso pela TV Centro América divulgadas entre os dias 14 a 18/09/2015. Muitas pessoas foram entrevistadas, a maioria vítimas da violência, e todas revelaram esta visão limitada à ação dos criminosos, e apontaram como única solução a intensificação da repressão aos criminosos. Outro exemplo: o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria no dia 05/10/2015 – resultado de uma pesquisa do Datafolha – segundo a qual 50% dos brasileiros nas grandes cidades defendem o ditado da polícia “bandido bom é bandido morto”, ou seja, a sua eliminação física como solução para o problema da violência. Esta postura do público é, em boa medida, resultado da influência dos meios de comunicação, entre outros meios de difusão.


alex2067: nossa ajudo de mais brigadão❤
novaera: estou feliz por ter ajudado
Perguntas interessantes
Matemática, 11 meses atrás