qual e o significado de expressao corporal da mímica e pantomina?
Soluções para a tarefa
Resposta: A mímica não é a arte do silêncio, mas, sim, a dramaturgia do corpo.
É isto o que afirma Eduardo Tessari Coutinho, ator, pesquisador e professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
Docente da USP desde 1990, ele introduziu o ensino da mímica na graduação em Artes Cênicas e hoje desenvolve a pesquisa O texto corporal do ator em cena, sobre dramaturgia corporal, a partir dos princípios da mímica.
Dramaturgia corporal é a escrita que o ator faz com seu próprio corpo em cena, explica Coutinho, que argumenta que a voz faz parte do corpo, e que, por isso, a mímica não deve ser entendida apenas como a arte do silêncio.
Qualquer espetáculo, mesmo falado, pode contar com esse elemento combinado a tantos outros. A construção da cena depende da dramaturgia de cada ator, independentemente do estilo e estética do espetáculo. É este o aspecto da mímica estudado por Coutinho: sua inserção no todo. Na pesquisa não faço a dissociação entre texto e corpo. Isto é, a dramaturgia do ator puxa esses elementos. Há horas em que o que conta é o movimento, em outras é o que se fala, ou os próprios elementos da encenação, conta ele.
A mímica e seus componentes sempre estiveram presentes na história do teatro. Coutinho explica que o mimo (o ator que se utiliza de técnicas da mímica) marcou épocas como a Antiguidade Greco-romana e a Idade Média.
E não necessariamente eles faziam um teatro mudo. Mas, sim, utilizavam o corpo para que todo o público aglomerado à sua volta entendesse o espetáculo, uma vez que não contavam com aparelhos sonoros que permitissem que as falas chegassem aos ouvidos de todos.
Na formação do ator, no entanto, a participação da mímica ainda é bastante questionada, segundo o professor. Ainda assim, diz ele, é possível perceber a presença da dramaturgia corporal na formação de alguns grupos e atores, embora ela seja pouco valorizada.
Explicação: