Qual é o significado dado as fitas da dança do Paul de Fitas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pau-de-fitas é uma tradição muito antiga,dos povos arianos, trazida ao Brasil pelos portugueses e espanhóis. É também praticada em outros países da América, do México até a Argentina.
Explicação:
De origem Ibérica, a Dança do Pau de Fitas é uma dança de roda, que envolve um mastro enfeitado, de aproximadamente 3 metros, e longas fitas multicoloridas, que são presas em seu topo, respeitando o número de pessoas que participarão.
Formam-se seis ou oito pares numa circunferência em torno do mastro. Os homens seguram a fita mais escura, com a mão direita, e as moças seguram a mais clara com a mão esquerda. Os homens colocam sua mão esquerda às costas, e as mulheres, com a mão direita, seguram graciosamente o vestido.
O Pau de Fitas consiste numa brincadeira sem necessidade de grandes recursos, sendo assim, sobrevive apenas da boa vontade de seus participantes e de sua comunidade.
O importante do Pau de Fitas é que ele seja feito sempre em número par, para que o trançado das fitas dê certo.
Durante a dança, os participantes vão se movimentando em ziguezague, trançando as fitas no mastro até que fique impossível prosseguir. Após o trançado, é feito o movimento contrário, destrançando as fitas. Todos esses movimentos são seguidos de acordo com o ritmo de instrumentos musicais, como sanfona, violão e pandeiro.
De acordo com a coreografia, é possível realizar vários tipos diferentes de trançado, formando diferentes tipos de desenhos. Em Santa Catarina existem os trançados “Tramadinho”, “Trenzinho”, “Zigue-Zague”, “Zigue-Zague a dois”, “Feiticeira” e a “Rede de Pescador”.
Essa dança é encontrada em vários pontos do país, recebendo nomes diversos: trancelim, em Crato, no Ceará e dança-do-trancelim na região do Cariri, no Ceará, dança-das-fitas em São Paulo, dança-da-trança, dança-do-mastro ou trança-fita em Minas Gerais, vilão em Pernambuco e zona rural de Varginha de Minas Gerais.
É também conhecido como trançado, engenho ou moinho. Também chamada jardineira e trança, esta dança se disseminou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dançada especialmente durante festejos de origem açoriana, gaúcha, alemã e em festas juninas.
Resposta:
Nas aldeias, os colonos, no prenúncio da primavera, realizavam a Dança da Fita para homenagear o renascimento da Árvore. Tradição muito antiga dos povos açorianos, trazida ao nosso país pelos portugueses e espanhóis, é também praticada em outros países das Américas, do México até a Argentina.
Explicação: