Português, perguntado por raniellymayaraaraujo, 10 meses atrás

qual é o risco que as pessoas correm quando apenas retroalimentam sua própria opinião e não se expõem a diferentes pontos de vista? E qual é sua opinião a respeito deste problema?


seminaristanatan: É o problema da intolerância e falta de diálogo. Quando dialogamos, temos uma tese e uma antítese, que são duas opiniões ou teorias distintas, e chegamos a uma conclusão, a uma síntese. Quando paramos para ouvir o que o outro tem a dizer, crescemos em humildade e sabedoria. Esta porque nos tornamos pessoas mais sábias. Aquela, porque é um reconhecimento de que temos sempre algo a aprender.

Soluções para a tarefa

Respondido por seminaristanatan
1

Resposta:

É a falta de diálogo que leva à intolerância.

Explicação:

Quando dialogamos, temos uma tese e uma antítese, que são duas opiniões ou teorias distintas, e chegamos a uma conclusão, isto é, a uma síntese. Quando paramos para ouvir o que o outro tem a dizer, crescemos em humildade e sabedoria. Esta porque nos torna pessoas mais experientes. Aquela, porque é um reconhecimento de que temos sempre algo a aprender. Quando nos deparamos com uma opinião política, por exemplo, o caminho é ouvir o que o outro tem a dizer com uma única finalidade: o bem comum. Se ambas partes estiverem verdadeiramente com esse objetivo, não com interesses egoístas e gananciosos, estarão num caminho à verdade.

Por isso que Sócrates estava certo com sua afirmação: "Só sei que nada sei". Assim ele nos mostra que a humildade é o primeiro passo para chegar à verdade, porque ela nos leva a nos abrirmos à opinião do outro sem apego às nossas.

Quando esse diálogo não acontece, há apenas exposição das próprias convicções seguida de intolerância e, muitas vezes, até mesmo ódio daquele que pensa diferente.

Perguntas interessantes